Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MÚSICA Com a música eu danço e pulo
Isis Gabrielle Rodrigues Lopes | aluno(a)
A Isis Gabrielle, sempre foi uma criança que gosta de músicas e histórias e esse ano de 2018 a percebi muito feliz em ir para a creche. Toda semana ela chega com uma musiquinha diferente até uma linda oraçãozinha. Um dia ela chegou dizendo que a turma dela estava desenvolvendo um projeto sobre a “Música”. E as professoras da sala levaram uns instrumentos e todas as crianças da sala receberam um e juntos tocaram uma musiquinha. Então a professora Eliene perguntou se o pai de alguma criança tocava algum instrumento musical e a Isis disse que o pai dela tocava violão. Então a mesma me perguntou se o pai dela tocava para se apresentar para a sala, mas disse que ele só brinca em casa com ela, mas não sabe tocar profissionalmente. Então ela e os coleguinhas da sala dela foram no ônibus amarelo na escolinha de música e segundo a Isis eles cantaram a musiquinha “Atirei o p pau no gato” e o prof
Wanessa Tatiane de Jesus Lopes | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo Mundo Bita _ estimação.

Objetivos

Representar as músicas com gestos, movimentos, desenhos e oralmente.

Comunidade de Aprendizagem

Álvaro Brito
Instrutor Musical
Projeto CEPEC- Centro Preventivo de Educação e Capacitação

Articulação com o currículo

O trabalho com a musicalidade na educação infantil é um dos elementos característicos de um currículo dinâmico. A música, quando planejada e dinamizada, consegue proporcionar o desenvolvimento dos aspectos afetivos, sociais, motores e cognitivos na crianças, contribuindo para o seu pleno bem estar. Com esta concepção, o projeto MÚSICA foi realizado, e os direitos de aprendizagem garantidos e, com eles, o reconhecimento de que as crianças tem direito à felicidade e alegria. As crianças aprenderam através do projeto música a brincar mais, conviver com os pares em diferentes situações, participar de atividades diversificadas, explorar os espaços e objetos musicais, expressar sentimentos e opiniões com autonomia, mesmo que as frustrações e conflitos. O projeto foi potencializado pelo Campo de Experiência TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS e, contemplou também a integração das famílias, ampliando o repertório musical na escola e nos lares.


Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NIBELE VEFAGO

Turma
MATERNAL II B

Número de alunos
22

Educadores
ELIENE RODRIGUES NUNES

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
LAURA EROTILDES SILVA SUASSUNA GUEDES
NAIR FERREIRA GOMES
LUCIMAR FOLES VERAS
NAIR NUNES TEIXEIRA

O resultado do nosso projeto aconteceu de forma prazerosa, vivenciamos momentos inesquecíveis com as crianças, aprendendo a linguagem musical. Para que alcançasse esse objetivo fizemos um livro musical, uma bandinha com material reciclado, a colaboração dos pais na construção de um instrumento musical junto com o seu filho com intuito de promover a interação entre pais/crianças e professoras. Graças à visita e a parceria com o CEPEC, as crianças tiveram o contato com os instrumentos musicais. Conhecendo os diversos ritmos musicais e seus instrumentos, promovendo assim a socialização dos conhecimentos sobre a música e seus instrumentos. Diante de tudo isso as crianças aprenderam a conviver melhor umas com as outras, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, melhorando a percepção, audição, bem como a exploração, dos instrumentos musicais