CARACTERÍSTICAS DO SOLO
“ O projeto foi maravilhoso. Aprendemos muito! Eu aprendi sobre os solos e suas características.
Aluno | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos observar a imagem e conversar sobre o que ela representa?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu através da leitura de imagem.
Objetivos
Identificar os elementos que constituem o ambiente e suas formas de uso.
Comunidade de Aprendizagem
Raquel Rosa de Freitas _ Especialista em Solos
Articulação com o currículo
O trabalho pedagógico desenvolvido com a turma do 6 ano B, promoveu a construção de significativas experiências, com destaque, na coleta de materiais para análise. De forma interdisciplinar a disciplina de Ciências dialogou com a disciplina de Geografia e juntas, em forma de GTs, construíram com o protagonismo dos estudantes, as seguintes perguntas:
Quais são os tipos de solos?
Quais são os principais nutrientes presentes no solo?
O solo causa doenças?
O que temos que fazer para preservar o solo?
O que acontece com os solos que recebem influências dos agrotóxicos?
Quem em nosso município cuida da preservação do solo?
O projeto abriu espaço para o diálogo com a Comunidade de Aprendizagem, que muito contribuiu com os saberes que os estudantes já tinham e, com suas curiosidades e problematizações.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e participativa e, todo os estudantes votaram no tema do projeto.