Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O CACHORRO Gostei de saber sobre a vida do cachorro, que o cachorro é o segundo animal mais amoroso, amou fazer o cachorro de argila.
Pietro Santos Campos | aluno(a)
Pelo que pude perceber este projeto foi muito proveitoso, pois trabalhava não só a diferença de quantidades, ou seja, peso e medidas, mas o fundamental eram os valores. Como meu filho mesmo contou a sala pode descrever qual parte mais gostaram e segundo ele foi onde apareceu um cachorro onde em seguida receberam uma palestra sobre o cachorro. Diante deste projeto pude perceber a alegria e empolgação dele em diversos momentos.
Andreia Moreira Silva. | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história dos Irmãos Gêmeos?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da História Irmãos Gêmeos.

Objetivos

Demonstrar interesse em ouvir histórias lidas ou contadas, observando as ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor.

Comunidade de Aprendizagem

Marciela Angela Preuss

Articulação com o currículo

O contato com o universo da literatura infantil é uma oportunidade interessante de explorar diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Como recurso pedagógico possibilita, por meio de sua dinamização, que se dá pela entonação,incorporação e utilização de recursos ilustrativos, a potencialização da fala, da escuta, do registro, da criação, da dramatização e do imaginário social. Como expedição, a história provocou nas crianças um interesse quase que unânime pelo cachorro dos Irmãos Gêmeos e, no processo assemblear o tema escolhido foi O CACHORRO. Logo, as crianças socializaram os saberes que tinham sobre o animal e, revelaram mediante roda de conversa articulada e registrada pela professora, as curiosidades da turma, que seguem listadas:
Como devemos cuidar de um cachorro?
Quantos dias a cadela leva para ganhar um filhote?
Por que o cachorro late?
Por que os cachorros escutam mais que o humano?
Todas as crianças da escola tem cachorro?
Por que tem gente que dorme com o cachorro?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e dialogada e, através de votação indicada por imagens as crianças escolheram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI MUNDO ENCANTADO

Diretor
Carla Weber Bonmann

Turma
Pré II D

Número de alunos
22

Educadores
Grasiela Dal Soto Furtuoso

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Marciela Angela Preuss

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Ao trabalhar com o projeto notei uma empolgação, curiosidade e dedicação por parte de todos as crianças do começo ao fim do projeto. As famílias participaram e envolveram-se ao tema contribuindo com pesquisas e atividades práticas. Houve aprendizado por parte dos alunos e contemplação do currículo, com certeza ao trabalhar com este projeto o conhecimento aconteceu de forma espontânea partindo das crianças.
Grasiela Dal Soto Furtuoso | Professor(a)