O CACHORRO
“ Gostei de saber sobre a vida do cachorro, que o cachorro é o segundo animal mais amoroso, amou fazer o cachorro de argila.
Pietro Santos Campos | aluno(a)
“ Pelo que pude perceber este projeto foi muito proveitoso, pois trabalhava não só a diferença de quantidades, ou seja, peso e medidas, mas o fundamental eram os valores. Como meu filho mesmo contou a sala pode descrever qual parte mais gostaram e segundo ele foi onde apareceu um cachorro onde em seguida receberam uma palestra sobre o cachorro. Diante deste projeto pude perceber a alegria e empolgação dele em diversos momentos.
Andreia Moreira Silva. | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história dos Irmãos Gêmeos?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da História Irmãos Gêmeos.
Objetivos
Demonstrar interesse em ouvir histórias lidas ou contadas, observando as ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor.
Comunidade de Aprendizagem
Marciela Angela Preuss
Articulação com o currículo
O contato com o universo da literatura infantil é uma oportunidade interessante de explorar diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Como recurso pedagógico possibilita, por meio de sua dinamização, que se dá pela entonação,incorporação e utilização de recursos ilustrativos, a potencialização da fala, da escuta, do registro, da criação, da dramatização e do imaginário social. Como expedição, a história provocou nas crianças um interesse quase que unânime pelo cachorro dos Irmãos Gêmeos e, no processo assemblear o tema escolhido foi O CACHORRO. Logo, as crianças socializaram os saberes que tinham sobre o animal e, revelaram mediante roda de conversa articulada e registrada pela professora, as curiosidades da turma, que seguem listadas:
Como devemos cuidar de um cachorro?
Quantos dias a cadela leva para ganhar um filhote?
Por que o cachorro late?
Por que os cachorros escutam mais que o humano?
Todas as crianças da escola tem cachorro?
Por que tem gente que dorme com o cachorro?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e dialogada e, através de votação indicada por imagens as crianças escolheram o tema do projeto.