CHAPEUZINHO VERMELHO
“ A mamãe do Chapeuzinho Vermelho chamou ela para levar a cesta de doces para vovó por que ela estava doente e, era pra ir pelo caminho mais curto, chapeuzinho Vermelho encontrou com o LOBO MAU e desobedeceu a ordem da mamãe, foi pelo caminho indicado pelo LOBO MAU. Como Chapeuzinho Vermelho não obedeceu à mamãe, o lobo correu e chegando à casa da vovó a engoliu e ficou esperando por Chapeuzinho Vermelho. Chapeuzinho Vermelho chegou à casa da vovó e perguntou: vovozinha por que esses olhos tão grandes? E o lobo respondeu: para te enxergar melhor, e esse nariz tão grande? Para te cheirar, esses dentes tão grandes? São para te comer. Chapeuzinho Vermelho foi esperta correu gritou o caçador que pegou o LOBO MAU e tirou a vovó da barriga dele e foram viver felizes para sempre.
Maria Alice de Campos Xavier | aluno(a)
“ Estou aqui para parabenizar o Projeto, o qual foi muito bem comandado pela professora Perpetinha (Parabéns professora). Bom pela parte da história em si e também nos proporcionou momento de interagir com as tarefas de casa. Nos mostrou a nós e o Victor Francisco, o lado bom e o lado ruim das coisas da vida, como: valores e valorizar os idosos, ter mais cuidado com os perigos que estamos expostos à atravessar nossa frente. Obediência aos pais e avós, sempre ajudar e ter cuidados com os mais velhos. A história enfim, tem vários significados.
Marilda Santos Pinto | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo Chapeuzinho Vermelho.
Objetivos
Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Comunidade de Aprendizagem
Jayne Weber
Articulação com o currículo
O projeto Chapeuzinho Vermelho, desenvolvido com a turma do Maternal III, pela professora Perpetinha, contemplou o universo da Oralidade e da Escrita, reconhecendo, através de diversas atividades que é na interação com os outros e pela linguagem que vamos nos constituindo. Considerando que a vida toda estamos envoltos em narrativas de histórias que nos cercam, e que aos poucos construímos nossas histórias e, o imaginário vai tomando conta de nossas relações, o projeto foi potencializado, e, com ele, as perguntas que seguem, partilhadas pelas crianças, deram vida e dinamicidade ao currículo:
Por que o lobo mau enganou a chapeuzinho vermelho?
• Por que o lobo mau engoliu a vovozinha?
• Por que a mamãe de chapeuzinho vermelho deixou ela ir sozinha a casa da vovó?
• Por que a vovozinha mora só?
• Por que a mamãe de chapeuzinho vermelho não foi com ela?
As perguntas elencadas foram eixos estruturantes das estratégias utilizadas e, com elas, a interdisciplinaridade se fez.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma dialogada e participativa.