Classificação: Oralidade e Escrita
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CHAPEUZINHO VERMELHO A mamãe do Chapeuzinho Vermelho chamou ela para levar a cesta de doces para vovó por que ela estava doente e, era pra ir pelo caminho mais curto, chapeuzinho Vermelho encontrou com o LOBO MAU e desobedeceu a ordem da mamãe, foi pelo caminho indicado pelo LOBO MAU. Como Chapeuzinho Vermelho não obedeceu à mamãe, o lobo correu e chegando à casa da vovó a engoliu e ficou esperando por Chapeuzinho Vermelho. Chapeuzinho Vermelho chegou à casa da vovó e perguntou: vovozinha por que esses olhos tão grandes? E o lobo respondeu: para te enxergar melhor, e esse nariz tão grande? Para te cheirar, esses dentes tão grandes? São para te comer. Chapeuzinho Vermelho foi esperta correu gritou o caçador que pegou o LOBO MAU e tirou a vovó da barriga dele e foram viver felizes para sempre.
Maria Alice de Campos Xavier | aluno(a)
Estou aqui para parabenizar o Projeto, o qual foi muito bem comandado pela professora Perpetinha (Parabéns professora). Bom pela parte da história em si e também nos proporcionou momento de interagir com as tarefas de casa. Nos mostrou a nós e o Victor Francisco, o lado bom e o lado ruim das coisas da vida, como: valores e valorizar os idosos, ter mais cuidado com os perigos que estamos expostos à atravessar nossa frente. Obediência aos pais e avós, sempre ajudar e ter cuidados com os mais velhos. A história enfim, tem vários significados.
Marilda Santos Pinto | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo Chapeuzinho Vermelho.

Objetivos

Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

Comunidade de Aprendizagem

Jayne Weber

Articulação com o currículo

O projeto Chapeuzinho Vermelho, desenvolvido com a turma do Maternal III, pela professora Perpetinha, contemplou o universo da Oralidade e da Escrita, reconhecendo, através de diversas atividades que é na interação com os outros e pela linguagem que vamos nos constituindo. Considerando que a vida toda estamos envoltos em narrativas de histórias que nos cercam, e que aos poucos construímos nossas histórias e, o imaginário vai tomando conta de nossas relações, o projeto foi potencializado, e, com ele, as perguntas que seguem, partilhadas pelas crianças, deram vida e dinamicidade ao currículo:
Por que o lobo mau enganou a chapeuzinho vermelho?
• Por que o lobo mau engoliu a vovozinha?
• Por que a mamãe de chapeuzinho vermelho deixou ela ir sozinha a casa da vovó?
• Por que a vovozinha mora só?
• Por que a mamãe de chapeuzinho vermelho não foi com ela?
As perguntas elencadas foram eixos estruturantes das estratégias utilizadas e, com elas, a interdisciplinaridade se fez.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dialogada e participativa.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI MUNDO ENCANTADO

Diretor
Carla Weber Bonmann

Turma
Mat III B

Número de alunos
17

Educadores
Perpetinha Santos Fortunato

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Marciela Angela Preuss

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Encontrei no Projeto uma maneira de resgatar valores afetivos familiares, de uma forma lúdica e prazerosa despertando nos pequenos a imaginação e o interesse em ouvir histórias. Com o projeto o objetivo de demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios foi consolidado.
Perpetinha Santos Fortunato | Professor(a)