AS FLORES
“ Aprendi que precisamos cuidar bem das flores, para elas nascerem, e dar água senão elas morrem.
Isabella Mariah Lelis. | aluno(a)
“ Achei maravilhoso o projeto das flores, acho que deveria ter mais vezes. Terra é tudo, terra é vida.
Eliete Ana Sur | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o vídeo e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da leitura e interpretação do Vídeo O SAMBA DOS ANIMAIS.
Objetivos
Identificar os elementos presentes no vídeo, nomeando-os e representando-os de diferentes formas.
Comunidade de Aprendizagem
Madalena Fortunato Salu da Silva _ Viveiro Árvores e Jardins
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas desenvolvidas na turma consideraram a autoria das crianças e, com elas, a construção de significações para a aprendizagem, para as interações e brincadeiras. Na turma do Pré I E, o projeto desenvolvido foi AS FLORES e, as crianças tiveram oportunidade de fazer explorações em diferentes espaços, realizar visitas, observar jardins, colecionar flores, fazer coleções, classificações e aprenderam a cultivar as plantas. Muito curiosas, as crianças perguntaram:
Quais os cuidados que devemos ter com as flores?
Como nascem as flores?
Quais as flores que tem na escola?
Quando devemos regar as flores?
Para responder as perguntas a turma contou com o apoio da Comunidade de Aprendizagem, que muito ilustrou e caracterizou aspectos importantes do tema escolhido pelos pequenos por meio de processo democrático. O projeto foi realizado de forma interdisciplinar e, o Campo de experiência ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES dialogou com os outros campos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática e por meio de votação as crianças escolheram o tema do projeto.