ÁRVORE
“ Gostei muito da árvore, tem umas árvores que dão frutas pra gente comer.
Heitor Vicente Lima | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que as crianças demonstram ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A expedição Investigativa foi realizada através da observação do que as crianças demonstraram ao assistirem o vídeo TRENZINHO AQUÁRIO DE PEIXINHOS.
Objetivos
Nomear os elementos reconhecidos no vídeo.
Comunidade de Aprendizagem
Neusa Alves da Silva
Articulação com o currículo
A turma do Maternal III C, orientada pela atenciosa professora Patrícia, tinha uma rotina integrada, voltada para o desenvolvimento das crianças, com situações de aprendizagem assumidas a partir da intrínseca relação entre educar e cuidar. Neste sentido, o projeto ÁRVORE foi potencializado, com o intuito de legitimar as percepções que as crianças faziam na expedição investigativa, mediante nomeação de elementos e, o que mais chamou atenção dos pequenos foi a árvore. Para surpresa da professora e, também como desafio, partiu para o reconhecimento do que as crianças já sabiam e, depois dos interesses e, com as perguntas feitas pelas crianças planejou atividades interdisciplinares, fortalecidas pela aproximação dos Campos de Experiências, tendo como propósito a garantia dos direitos de aprendizagem. O projeto aproximou os pais da instituição, ampliou o repertório oral das crianças e, favoreceu a autonomia e a criatividade dos pequenos nas diferentes situações em que foram desafiados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, dialogada e democrática, através de uma roda de conversa, onde todas as crianças opinaram sobre a escolha do projeto.