Classificação: ARTES _ TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

AS CORES
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a história?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das expressões que as crianças demonstraram quando conheceram a história O MENINO DE TODAS AS CORES.

Objetivos

Identificar as cores primárias, nomeando-as e utilizando-as de acordo com os desafios pedagógicos.

Comunidade de Aprendizagem

Neusa Alves da Silva

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma, orientado pela amável professora Nádia, promoveu a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento das crianças. As atitudes educativas incentivaram a curiosidade e, com isso, o projeto AS CORES foi realizado com prazer, participação, protagonismo, criatividade e, dedicação. Em cada etapa as crianças se entregavam mais ao imaginário e, com as cores criaram várias situações e, objetos característicos. Aprenderam a nomear as cores, a fazer misturas, a compor cenários, a expressá-las de diferentes modos e, desta forma seus direitos de aprendizagem foram garantidos. O Campo de Experiência norteador foi TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS e, com ele a dinamização das perguntas partilhadas pelas crianças, como algumas das que seguem:
Qual a cor preferida de cada um de nós?
Podemos misturar as cores?
Podemos sentir as cores?
Onde podemos encontrar as cores?
Podemos trocar a cor das coisas?
Podemos pintar a sala de outra cor?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear foi realizado com a participação de todas as crianças caracterizando-se em um processo democrático.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
Mat II

Número de alunos
12

Educadores
Nadia Gessi Figur Fencke

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Neusa Alves da Silva

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
O projeto AS CORES foi LINDO. Fizemos muitas coisas. criamos. pintamos. Saboreamos. Vivemos momentos inesquecíveis. E cada etapa da metodologia fui percebendo o quanto precisamos acreditar que as crianças são capazes, porque elas SÃO CAPAZES! por isso ... “Que o sol as flores e as cores nos acompanhem dia apos dia.
Nadia Gessi Figur Fencke | Professor(a)