AS CORES
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a história?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das expressões que as crianças demonstraram quando conheceram a história O MENINO DE TODAS AS CORES.
Objetivos
Identificar as cores primárias, nomeando-as e utilizando-as de acordo com os desafios pedagógicos.
Comunidade de Aprendizagem
Neusa Alves da Silva
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma, orientado pela amável professora Nádia, promoveu a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento das crianças. As atitudes educativas incentivaram a curiosidade e, com isso, o projeto AS CORES foi realizado com prazer, participação, protagonismo, criatividade e, dedicação. Em cada etapa as crianças se entregavam mais ao imaginário e, com as cores criaram várias situações e, objetos característicos. Aprenderam a nomear as cores, a fazer misturas, a compor cenários, a expressá-las de diferentes modos e, desta forma seus direitos de aprendizagem foram garantidos. O Campo de Experiência norteador foi TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS e, com ele a dinamização das perguntas partilhadas pelas crianças, como algumas das que seguem:
Qual a cor preferida de cada um de nós?
Podemos misturar as cores?
Podemos sentir as cores?
Onde podemos encontrar as cores?
Podemos trocar a cor das coisas?
Podemos pintar a sala de outra cor?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear foi realizado com a participação de todas as crianças caracterizando-se em um processo democrático.