Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O ÔNIBUS
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo as rodas do ônibus?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões que as crianças demonstraram ao assistirem o vídeo AS RODAS DO ÔNIBUS.

Objetivos

Comunicar através de expressões peculiares os elementos reconhecidos no vídeo.

Comunidade de Aprendizagem

Neusa Alves Santos

Articulação com o currículo

Considerando que os princípios éticos, políticos e estéticos tornam-se concretos na vida das crianças por meio da imersão em um ambiente educativo e da vivência de determinadas práticas sociais, a proposta curricular da instituição se constitui em um conjunto de experiências . Entendendo esta premissa, às ações pedagógicas desenvolvidas pela atenciosa professora Marli, promoveram para as crianças o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências expressivas, sensoriais, corporais que oportunizaram movimentação, composição de individualidades e respeito pelos ritmos e desejos das crianças. Assim, o projeto ÔNIBUS foi realizado e com ele os direitos de explorar, conhecer, conviver, brincar e interagir foram consolidados, além do direito de conhecer-se, através da integração didática dos campos de Experiências que estruturaram o currículo da instituição. O projeto foi construído com a efetiva participação dos pequenos, que se divertiram em todas as etapas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
Mat III B

Número de alunos
12

Educadores
Marli Liane Kraemer Haslinger

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Neusa Alves dos Santos

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Este projeto foi realizado partindo do interesse dos alunos pelo ônibus. Sempre que um ônibus parava em frente a escola eles perguntavam se iríamos fazer um passeio. E quando passeamos pela cidade com o veículo percebi que os alunos observavam tudo o que viam e alguns até se localizavam ou identificavam algum comércio que frequentavam com os pais. Os alunos questionaram o motorista a respeito do ônibus e queriam saber tudo sobre ele. E por fim, aprenderam que devem cuidar desse veículo que é utilizado para transportar alunos.
Marli Liane Kraemer Haslinger | Professor(a)