Classificação: Família
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Família e Escola a União que faz a diferença Aprendi coisas novas , coisas que eu nunca tinha pensado antes, aprendi que as famílias são todas diferentes, umas são grandes outras pequenas. Temos irmãos de sangue , outras de coração. Irmãos só por parte do pai e outros só por parte da mãe e que pai é aquele que cria e nos ama. Tudo é família.
Maria Julia Andrade | aluno(a)
A minha filha comentava sobre todas as atividades realizadas, e acredito que todas foram importantes para o desempenho e formação dela.
Porém, o que mais nos chamou atenção foi a confecção do livro da família e a reunião com a psicóloga.
Taiane Vielmo | responsável
Pergunta Exploratória

Como a organização da família pode nos ajudar ou não nas rotinas diárias da sala de aula e da nossa vida?

Expedição Investigativa

Nossa expedição Investigativa partiu de uma exposição de fotos em sala de aula.
Durante a semana começaríamos a trabalhar a família silábica do F, a qual introduzi o tema Família.
Solicitei através de bilhete, que os alunos trouxessem fotos de suas respectivas famílias, bem como quem eram as pessoas das mesmas.
Em sala de aula realizaram a apresentação das suas respectivas fotos explanando quem eram os membros das sua família.

Objetivos

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, envolvendo a família nas atividades diárias dos filhos bem como nas da escola, estimulando a sua participação no processo ensino-aprendizagem como parceiros e colaboradores conscientes além de estimular a valorização e respeito nas famílias e seus membros.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professora, famílias, Psicóloga Raquel e comunidade em geral

Articulação com o currículo

Eu, Família e Escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a exposição de fotos realizamos num primeiro momento uma roda de conversa sobre cada família, bem como os diferentes tipos de famílias, os membros , o que costumam fazer, o seus gostos , a importância de cada um. Após ao som de uma música, usamos a técnica da caixa, ao parar a música o aluno de posse da caixa tirava um número e logo respondia a pergunta lida pela professora.
1- O que deixa você triste na família? 2- O que você mais gosta de fazer em família? 3- Você gosta quando alguém da sua família vem à escola? 4- Você tem algum tipo de animal? Quem cuida? 5- Quantas pessoas vivem na sua casa? 6- Alguém da sua família lê para você? Quem? 7- Com quem você mais sai para passear? 8- Além de seu pais quem você confia? 9- Gosta quando papai ou mamãe ajudam nos temas? 10- O que são avós paternos? 11- O que são avós maternos? 12- Qual o pedido gostaria de fazer para seus pais?

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental São José

Diretor
Bruna Frizzo

Turma
1º ano - Manhã e Tarde

Número de alunos
35

Educadores
Andira Ramos de Oliveira Cochlar

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Esperança do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA ESPERANCA DO SUL

Apoiadores
Raquel Flores de Lima

Assessoria Pedagógica
MJ Habilidades
Como educadora percebi que o Projeto foi de grande valia , pois foi notável a participação e dos pais nas atividades escolares dos filhos . As crianças demonstraram interesse e entusiasmo em realizar as atividades bem como o amadurecimento em falar das suas famílias.
Sendo assim ,apesar dos percalços os objetivos do projeto foram alcançados o que veio fortalecer ainda mais a união da escola com as famílias, dependendo apenas de nós que se edifique ainda mais.
Andira Ramos de Oliveira Cochlar | Professor(a)