CAVALO
“ Foi ótimo! Ele ficou contando tudo que viu e aprendeu, super empolgado! Atiça muito a imaginação dele, ele conta histórias... e fica viajando na imaginação.
Mãe do Bernardo | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo Fazenda do Tio Phanty?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões das crianças ao assistirem o vídeo FAZENDA DO TIO PHANTY.
Objetivos
Expressar de diferentes formas os elementos identificados no vídeo.
Comunidade de Aprendizagem
Neusa Alves da Silva
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora Fabiana são repletas de criatividade e provocadoras do imaginário social. Com atenção aos movimentos e expressões das crianças, a professora dinamiza as ações curriculares e oferece espaços e tempos para os pequenos se apropriarem dos saberes e desenvolverem as habilidades que necessitam. Com o projeto CAVALO, as crianças atuaram de forma protagonística, evidenciando em cada fase o gosto e o pertencimento na escolha do tema e nas atividades condizentes com cada momento de construção coletiva. O projeto foi realizado de forma integradora e os Campos de Experiências estabeleceram diálogos, garantindo que as curiosidades das crianças fossem trabalhadas de forma lúdica e ilustrativa. Dentre os interesses, as crianças questionaram sobre:
Todos os cavalos são iguais?
O que o cavalo come?
Podemos conhecer o cavalo?
O cavalo mora com quem?
O cavalo tem uma casa grande?
O projeto teve uma grande repercussão nos lares e encantou os pais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, a partir das expressões socializadas pelas crianças e de seus interesses.