Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Você é o que você come. Eu amei este projeto, eu comecei a comer coisas mais saudáveis, eu amei trabalhar com a professora Karla, eu gostei de ajudar, apresentar, fazer os trabalhos, eu gostei de fazer tudo e eu aprendi que as coisas industrializadas fazem mal e comer frutas e legumes faz bem!
Kelvin | aluno(a)
O Projeto União Faz a Vida superou expectativas, me chamou a atenção de forma positiva que esse ano a escola disponibilizou mais tempo para serem visitados e apreciados todos os trabalhos. Na visita pude observar que os alunos ficam radiantes esperando a hora de poder expor o que aprenderam. Observei também que muitos projetos são novos comparando ao ano passado, o que demonstra criatividade e muita dedicação dos professores. Vejo o projeto como um mecanismo de desenvolvimento dos alunos, há também um comprometimento e organização das crianças em querer fazer seu trabalho da melhor forma para expor aos visitantes, todos querem fazer bonito. Há um envolvimento da família também, pois muitos pais ajudam e muitos aprendem com os trabalhos extraclasses.
Daniela | responsável
Pergunta Exploratória

O que temos neste espaço que propicia a subsistência humana?

Expedição Investigativa

No dia 23 de maio de 2018, os alunos do 5º ano da turma B, realizaram a expedição investigativa no parque da cidade, localizado na região central.
Saímos da escola e fomos caminhando até o parque, durante o trajeto observamos todos os detalhes. Ao chegarmos no parque as crianças foram colocar os lanches em uma toalha para mais tarde fazermos um piquenique, logo após distribuíram-se nos brinquedos, observaram as plantas, flores, árvores e realizaram exercícios nos aparelhos. As perguntas que surgiram foram:
- Quais os exercícios possíveis nos aparelhos do parque?
- O que teríamos para o lanche?
- Qual seria o momento do lanche?
- Que lanche cada colega levou?

Objetivos

• Despertar nas crianças o interesse por uma alimentação saudável e de alto valor nutritivo.
• Promover o conhecimento e o consumo de alimentos saudáveis.
• Aproveitar os alimentos na época da safra.
• Classificar a origem dos alimentos.

Comunidade de Aprendizagem

- Alunos

- Professora

-Pais e Nutricionista

Articulação com o currículo

- Anúncio publicitário;

-Problemas;

- Tabelas;

- Gráficos;

- Solo;

- Agricultura

- Estações do ano;

- Números decimais;

- Frações;

- Medidas de Massa;

- Medidas de Capacidade;

- História em quadrinhos

- Entrevista;

- Receitas;

- Tipos de frases.


Ficha Técnica
Escola
Unidade Estadual de Ensino Fundamental Dom Bosco

Diretor
Paulo Cesar Reginato

Turma
59 B

Número de alunos
19

Educadores
Karla L. Ferrari Gambeta

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
Ao longo do projeto os alunos se preocuparam com seus hábitos alimentares, analisaram informações nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos, conversaram com a nutricionista, conheceram a pirâmide alimentar e entenderam a relação entre alimentação e estilo de vida saudável. A atitude responsável na escolha da alimentação acaba refletindo mudanças em nossa qualidade de vida. Assim, o projeto procurou fomentar a reflexão, a autocrítica e as eventuais mudanças nos hábitos alimentares dos alunos e suas famílias.
Outro momento importante foi à oportunidade de divulgar o que aprenderam, trazendo informações importantes sobre alimentação saudável para serem expostas e divulgadas para a comunidade no término do projeto.
Karla L. Ferrari Gambeta | Professor(a)