Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Curiosidade Acumulada: De onde vem? Gostamos do projeto porque aprendemos como se faz sorvete, picolé, como se faz o leite e iogurte. Gostamos de ir conhecer os lugares e o que mais gostamos foi da sorveteria. Aprendemos que quem faz o mel são as abelhas. Foi muito legal.
Grupo de Alunos | aluno(a)
A pedido da professora Jéssica Bressan sobre o projeto com os alunos, vou dar minha opinião como mãe das alunas Bethina e Anita. Achei muito interessante fazer um projeto a partir das curiosidades das crianças. Muitas vezes eles perguntam para nós mães e não temos a resposta corrreta ou não sabemos como explicar, e desta maneira as crianças saciam suas curiosidades. Nos dias em que tinha atividades relacionadas ao projeto, elas chegavam eufóricas e cada qual queria falar primeiro, ficavam ansiosas para contarem as descobertas, tudo que tinham aprendido. Achei muito gratificante ver o empenho da professora com o aprendizado das crianças. Uma maneira diferente de aprender, faz a diferença!
Cláudia de Bairros | responsável
Pergunta Exploratória

Quais são as minhas curiosidades? O que eu gostaria de descobrir sobre o mundo em que vivo?

Expedição Investigativa

A turma foi convidada a ir até a sala de vídeo para ouvir uma história chamada “ A Curiosidade Premiada” que conta sobre a vida de uma menininha que é muito curiosa e quer saber tudo sobre o que acontece ao seu redor, deixando sua família preocupada com tantas perguntas que ninguém consegue responder, até que recebem o diagnóstico de que a filha sofria de curiosidade acumulada e o tratamento seria responder todas as perguntas.
Com isso ficou evidente que as crianças sempre têm muitas perguntas e curiosidades sobre o universo que precisam ser respondidas e isso é muito importante para o desenvolvimento de suas capacidades, gerando conhecimento e descobertas.

Objetivos

Proporcionar aos alunos, investigarem e identificarem a origem de diversos assuntos, fatos ou produtos que fazem parte de sue dia-a-dia, compreendendo a importância da curiosidade na busca pela compreensão do mundo e de poder transformar essa curiosidade em conhecimentos/descobertas.

Comunidade de Aprendizagem

Professora, alunos, familiares, Sorveteria DOLU, Granja Timbaúva, direção da escola.

Articulação com o currículo

Incentivo a pesquisa.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após os alunos terem ouvido a história, iniciamos uma roda de conversa sobre o que acharam da história, se eles se consideravam parecidos com a personagem da história e quais eram suas curiosidades.
Aos poucos foram surgindo muitos questionamentos e também a vontade de ser como a personagem. Os alunos começaram a se perguntar como a luz chega até a sala de aula, como se faz a tinta e as cores, como se faz uma televisão e demais objetos da sala de aula.
Com isso, tivemos uma conversa a respeito da importância de que eles, como crianças, sejam curiosos e tenham muitas perguntas, pois é através delas que irão adquirir conhecimentos significativos para a vida de cada um.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental São José

Diretor
Bruna Frizzo

Turma
Pré-Escola 3

Número de alunos
13

Educadores
Jéssica Viaro Bressan

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Esperança do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA ESPERANCA DO SUL

Apoiadores
DOLU Sorvetes e Picolés LTDA
Analice Reolon

Assessoria Pedagógica
MJ Habilidades
Como professora da turma de Pré-escola, me vi desafiada a desenvolver um projeto que realmente viesse dos alunos. O projeto sobre as curiosidades surgiu a partir da demanda de uma turma bastante questionadora, com muita vontade de desvendar um mundo repleto de informações. Foi extremamente gratificante ver os rostos de alegria, de curiosidade, de investigação sobre as atividades que realizamos e acredito que o projeto foi muito bem aceito pelas crianças e seus familiares. Tivemos o melhor dos resultados que foi o conhecimento de mundo e o despertar de verdadeiros investigadores mirins.
Jéssica Viaro Bressan | Professor(a)