Classificação: Soja
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Soja: riqueza em grãos do município. Eu gostei de participar do projeto porque descobri novas coisas sobre a soja que eu não sabia. Fizemos a expedição investigativa, pesquisas, entrevistas, trabalhos em grupo e muitas coisas divertidas. A professora Ivone foi ótima, ela nos provocou para aprender e assim o nosso trabalho deu certo e todos nós saímos ganhando em conhecimento. “Na mostra do projeto recebemos muito elogios.
Luan | aluno(a)
Eu gostei muito do trabalho desenvolvido no projeto. Houve empenho tanto do professor como dos alunos e da comunidade escolar, todos trabalharam juntos pra valer porque os trabalhos realizados estavam lindos, organizados e criativos. Os alunos conseguiram expor o que aprenderam para os visitantes do projeto e isso demonstra o aprendizado que obtiveram, pois partindo da teoria para a prática desperta no aluno a curiosidade, pesquisa e a busca de mais conhecimentos. Como mãe, agradeço o empenho dos profissionais da educação.
Joceli | responsável
Pergunta Exploratória

O que mais chamou atenção durante a expedição?

Expedição Investigativa

No dia 3 de maio de dois mil e dezoito, os alunos da turma 49 A, realizaram a expedição investigativa, na propriedade do Sr. Alécio Dall Belo. No caminho nos deparamos com uma ceifadeira, onde começaram a mexer, observar, investigar... Observaram que a plataforma da mesma era destinada à colheita de milho, a curiosidade logo passou. Continuando a expedição, eles perceberam que havia grãos de soja no caminho e começara a questionar: Será que foi a colheitadeira ou o caminhão carregado demais que perdeu? Surgiu sugestões de enlonar o caminhão carregado...Essa curiosidade fez com que eles entrassem na lavoura para ver se havia mais grãos. Encontraram vagens de soja e grãos já germinados. Surgiram vários comentários a respeito da colheita da soja, tais como: - Na lavoura do vovô a ceifa deixou muito soja pra trás, parecendo que foi plantado novamente. - A soja este ano rendeu bem! - O preço da soja está bom! ... Em seguida realizaram ilustrações sobre a expedição, surgindo assim o tema.

Objetivos

• Reconhecer a importância do plantio da soja para a economia do município.
• Identificar o solo adequado para o plantio da soja.
• Reconhecer o período de plantio e colheita da soja.

Comunidade de Aprendizagem

- Professor;

- Alunos;

- Pais e parentes;

- Bibliotecária;

- Agrônomos;

- Micro-empresários;

- EMATER

- OLFAR

Articulação com o currículo

- Textos explicativos;

- Leitura e interpretação;

-Produção textual;

- O Solo;

- Germinação;

- Doenças da soja;

- Problemas;

- Cálculos;

- Noção de tempo e espaço;

- Gráficos;

- Medidas de massa e capacidade.


Ficha Técnica
Escola
Unidade Estadual de Ensino Fundamental Dom Bosco

Diretor
Paulo Cesar Reginato

Turma
49 A

Número de alunos
15

Educadores
Nilza Ivete Barancelli Muterle

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
A maior riqueza em grãos do nosso município é a soja, isso deu o título do projeto da turma 49 A.Esse projeto veio enriquecer porque além de aprofundar o conhecimento do plantio da soja, descobrimos a importância da mesma na nossa alimentação e dos animais. Também puderam conhecer como era o plantio e a preparação do solo bem como o trabalho braçal de antigamente, onde hoje é substituído por máquinas.O projeto foi bastante participativo, houve envolvimento das famílias, escola, entidades e comércio. Foi maravilhoso trabalhar com essa parceria.
Nilza Ivete Barancelli Muterle | Professor(a)