Eu, você e todos nós na luta pela água na trilha da Gruta.
“ Sobre o projeto eu achei interessante, legal, divertido, pois foi um pouco cansativo porque fizemos muitas coisas. Mas pode ter demorado, pode ter sido cansativo... mas no final deu tudo certo e todos amaram a nossa exposição. Também quero agradecer ao Sicredi que nos deu esta oportunidade para demonstrar o nosso aprendizado pelo projeto “A União Faz a Vida”. Trabalhamos muito, se esforçamos muito para toda a nossa exposição dar certo, e no final o resultado foi só elogios.
Eduarda | aluno(a)
“ É importante integrar a família com as escolas para conhecer um pouco do que os nossos filhos vão realizando ao longo do ano letivo. A participação dos pais é fundamental para o aluno, mostrando o quanto ela é importante para ambos. Na minha opinião esse projeto tem esse objetivo, e seu resultado é muito positivo e educativo, também aprendendo novas experiências. Estão de parabéns os alunos, os professores e demais envolvidos.
Aline | responsável
Pergunta Exploratória
Qual é a relação que esse espaço tem com a Vida?
Expedição Investigativa
No dia 19 de abril de 2018, os alunos do 4º ano da tarde realizaram a expedição investigativa percorrendo a trilha próxima ao centro da cidade, onde localiza-se um ponto turístico do nosso município a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Cheios de curiosidades foram observando tudo o que havia pelo caminho. Logo no início da trilha foram surpresos por um pequeno lago que antigamente era encantado com muita beleza de animaizinhos e algumas plantas aquáticas. Esse ambiente era cuidado por pessoas voluntárias da comunidade. Tiveram no momento a percepção da existência de lixos ali e de pouca quantidade de água, com aspecto impróprio e preocupados com a existência de criadouros de mosquitos da dengue. Seguindo o percurso da trilha, os alunos demonstravam encantamento pela existência de certas árvores antigas, seus troncos, folhas, altura, etc. A luz do sol e o calor tornavam o ambiente ainda mais lindo ...
Objetivos
• Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água conscientizando-os quanto a sua manutenção para a promoção da saúde e melhor qualidade de vida.
• Conscientizar os alunos de que o recurso natural água deve ser utilizado racionalmente evitando o desperdício e a poluição.
• Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico.
• Perceber que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.
• Reconhecer as situações em que a água é prejudicial à saúde.
Comunidade de Aprendizagem
- Pais
- Alunos
- Biologia
- Técnico e Químico da CORSAN
- Operador da Usina Hidrelétrica
Articulação com o currículo
- Leitura e interpretação;
- Produção textual;
- Propaganda;
- Anúncio;
- Bilhete;
- Substantivos;
- Adjetivos;
- Solo X Água
- Estados Físicos da água;
- Composição e características da água;
- Mudança de estados físicos;
- Ciclo da água;
- Reino vegetal e Animal
- Ecossistema;
- Hidrografia, Relevo e Clima
- Atividades econômicas do município (agricultura-comércio e indústria)
- Cálculos 4 operações
- Situação problema;
- Medidas de Capacidade;
- Frações;
-Confecções de imagens: Arca de Noé.
- Ilustrar textos Bíblicos: O Batismo de Jesus