Conhecendo os animais que vivem próximos a nós.
“ Eu gostei, pois aprendi muitas atividades, eu gostei de desenhar, pintar, colar. Eu gostei de apresentar e explicar para as pessoas o projeto da minha turma, e ver o projeto das outras salas.
Guilherme | aluno(a)
“ Muito bom, ensina as crianças desde cedo a usar a criatividade, a perder o medo de falar em público, a fazer os trabalhos em grupo.
Parabéns a todos os envolvidos que participaram, aos alunos pela dedicação e empenho, pesquisa e atividades, tudo bem organizado, as crianças se dedicando a apresentar e explica o seu projeto.
Caciane | responsável
Pergunta Exploratória
O que vejo neste lugar?
Expedição Investigativa
No dia 20 de abril de 2018, as turmas 98- 1 e 2 acompanhadas por mim professora Marlei Bosqueiro e pela Coordenadora do Projeto A União Faz a Vida, professora Jussara M. D. Barancelli nos dirigimos até a propriedade da Sra Nadir Barancelli para realizarmos nossa expedição investigativa. Antes de sairmos combinamos como deveríamos nos portar neste dia e que seria necessário estar atentos a tudo que víssemos pois tínhamos uma pergunta a responder: O que vejo neste lugar? O trajeto foi curto e feito a pé. Chegando ao local, avistamos muitos animais. E todos nos encantamos com a imensa quantidade e diversidade de espécies de animais que habitam o local em perfeita harmonia. Havia muitos gatos, cachorros, pássaros, patos, gansos, marrecos, várias espécies de galinhas, porcos, porquinhos-da-índia, peixes e chamou atenção também a quantidade de filhotes. Eram ninhadas de pintinhos, de gansinhos... Voltamos maravilhados e querendo retornar para rever todos os animais lindos. Ao discutirmos sobre o que vimos, o tema recorrente foi os animais.
Objetivos
• Ampliar conhecimentos e idéias que os alunos já possuem ao se envolverem no tema, construindo seus próprios conceitos, pesquisando e evoluindo suas concepções.
• Compreender os animais como seres que vivem próximos a nós.
• Ampliar conhecimentos sobre habitat, alimentação, locomoção, reprodução.
• Identificar semelhanças e diferenças entre os animais.
Comunidade de Aprendizagem
- Professor x Alunos
- Pais – Parentes
- Veterinário
- Bibliotecária
- Bióloga
- EMATER
Articulação com o currículo
. - Animais domésticos; - Números pares e ímpares; - Produção textual;
- Cálculos envolvendo adição e subtração; - Diferentes tipos de animais;
- Números ordinais; - Como nascem os animais( ovíparos-vivíparos); - Animais que passam pela metamorfose (sapo- borboleta); - Diferenças dos animais baseado na cobertura do corpo; - Dobro- metade; - Alimentação e cuidados aos animais domésticos;Leituras Informativa; - Alimentos de origem animal; - Histórias Matemática- problemas.