Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo os animais que vivem próximos a nós. Eu gostei, pois aprendi muitas atividades, eu gostei de desenhar, pintar, colar. Eu gostei de apresentar e explicar para as pessoas o projeto da minha turma, e ver o projeto das outras salas.
Guilherme | aluno(a)
Muito bom, ensina as crianças desde cedo a usar a criatividade, a perder o medo de falar em público, a fazer os trabalhos em grupo.
Parabéns a todos os envolvidos que participaram, aos alunos pela dedicação e empenho, pesquisa e atividades, tudo bem organizado, as crianças se dedicando a apresentar e explica o seu projeto.
Caciane | responsável
Pergunta Exploratória

O que vejo neste lugar?

Expedição Investigativa

No dia 20 de abril de 2018, as turmas 98- 1 e 2 acompanhadas por mim professora Marlei Bosqueiro e pela Coordenadora do Projeto A União Faz a Vida, professora Jussara M. D. Barancelli nos dirigimos até a propriedade da Sra Nadir Barancelli para realizarmos nossa expedição investigativa. Antes de sairmos combinamos como deveríamos nos portar neste dia e que seria necessário estar atentos a tudo que víssemos pois tínhamos uma pergunta a responder: O que vejo neste lugar? O trajeto foi curto e feito a pé. Chegando ao local, avistamos muitos animais. E todos nos encantamos com a imensa quantidade e diversidade de espécies de animais que habitam o local em perfeita harmonia. Havia muitos gatos, cachorros, pássaros, patos, gansos, marrecos, várias espécies de galinhas, porcos, porquinhos-da-índia, peixes e chamou atenção também a quantidade de filhotes. Eram ninhadas de pintinhos, de gansinhos... Voltamos maravilhados e querendo retornar para rever todos os animais lindos. Ao discutirmos sobre o que vimos, o tema recorrente foi os animais.

Objetivos

• Ampliar conhecimentos e idéias que os alunos já possuem ao se envolverem no tema, construindo seus próprios conceitos, pesquisando e evoluindo suas concepções.
• Compreender os animais como seres que vivem próximos a nós.
• Ampliar conhecimentos sobre habitat, alimentação, locomoção, reprodução.
• Identificar semelhanças e diferenças entre os animais.

Comunidade de Aprendizagem

- Professor x Alunos

- Pais – Parentes

- Veterinário

- Bibliotecária

- Bióloga

- EMATER

Articulação com o currículo

. - Animais domésticos; - Números pares e ímpares; - Produção textual;
- Cálculos envolvendo adição e subtração; - Diferentes tipos de animais;
- Números ordinais; - Como nascem os animais( ovíparos-vivíparos); - Animais que passam pela metamorfose (sapo- borboleta); - Diferenças dos animais baseado na cobertura do corpo; - Dobro- metade; - Alimentação e cuidados aos animais domésticos;Leituras Informativa; - Alimentos de origem animal; - Histórias Matemática- problemas.


Ficha Técnica
Escola
Unidade Estadual de Ensino Fundamental Dom Bosco

Diretor
Paulo Cesar Reginato

Turma
98- 1 e 2

Número de alunos
20

Educadores
Marlei Bosqueiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
O programa “A União Faz a Vida” sempre me desafia a inovar, a buscar incessantemente novos conhecimentos, pois a cada dia surgem novas possibilidades de aprendizagem oriundas da curiosidade das crianças.
Proporciona momentos de descobertas entrelaçando saberes.
Durante a realização das atividades promove o entrosamento e colaboração, onde todos precisam contribuir e o resultado sempre surpreende.
Marlei Bosqueiro | Professor(a)