Classificação: Literatura Infantil
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Leitura faz a Diferença Nós gostamos muito de participar deste projeto, pois através dele realizamos muitas atividades diferentes, aprendemos lições de vida em cada história, além de despertar o gosto e o prazer de ler, onde além da professora nossa família também se envolveram. Foi muito legal.
Alunos da Turma. | aluno(a)
A leitura com toda certeza faz toda a diferença, o projeto é de suma importância, pois, ele é um instrumento para criar o hábito e aperfeiçoar a leitura, além de proporcionar momentos de interação e envolvimento de toda a família.
Ana Paula Fabero Zambeli | responsável
Pergunta Exploratória

O que vejo neste cenário que me ajuda a criar minha identidade com a Escola? Será que por meio desse universo mágico da leitura das histórias dos contos de fadas e das Fábulas podemos viajar em busca de novos conhecimentos, encantamentos e mudanças de atitudes comportamentais?

Expedição Investigativa

O território definido foi A Biblioteca da Escola, imbuídos pelos questionamentos: O que vejo neste cenário que me ajuda a criar minha identidade com a Escola? Para que servem os livros de histórias Infantis? Muito concentrados e atentos a tudo, voltamos para a sala de aula com muitos questionamentos, principalmente sobre os contos de fada que é uma das muitas formas que mexe com o poder significativo na criança, através do encantamento e seus diferentes valores literários. Quem não se lembra dos contos de fadas contados ou lidos pelo pai, mãe, tias, avós ou professores? Quem não se lembra das histórias maravilhosas com enredos mirabolantes, com fadas, príncipes e bruxas? Quem consegue esquecer-se do “Era uma vez” e do marcante Foram felizes para sempre?

Objetivos

Despertar o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as histórias e o vocabulário nelas envolvido contribuindo para o processo de alfabetização e letramento das crianças do 2º ano que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita, e incentivando o gosto e o prazer pela leitura da literatura infantil por meio de metodologias diferenciadas e que proporcionem o crescimento intelectual da criança, com finalidades lúdicas e prazerosas.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, bibliotecária, família, professoras da EMEI Maria Malgarin Frizzo: Jessica e Liliane.

Articulação com o currículo

Histórias infantis ( Contos de fadas e Fábulas - Literatura Infantil).

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na volta para a sala de aula, após a conversa cada criança escreveu como se sentiu lá o que mais gostou e o nome de alguns livros outros só desenharam, sendo que a opinião de todos foi os livros dos Contas de Fadas e as Fábulas. Devido a curiosidade e o interesse eles ganharam na votação e no desejo de conhecer mais cada um destes livros que estavam expostos nas mesas da Biblioteca.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental São José

Diretor
Bruna Frizzo

Turma
2º ano - Tarde

Número de alunos
13

Educadores
Jaci de Fátima Bidinotto Poleto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Esperança do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA ESPERANCA DO SUL

Apoiadores
Liliane Siqueira Medeiros
Jessica Cardozo Pilar
Maria de Fátima Leal de Leal

Assessoria Pedagógica
MJ Habilidades
Esse projeto despertou nas crianças, o gosto pela leitura, produções textuais, ensinamentos, aperfeiçoamentos da escrita na alfabetização, criatividade e imaginação.
Jaci de Fátima Bidinotto Poleto | Professor(a)