Comer bem para viver melhor
“ O projeto foi mais legal que eu pensava! Nos divertimos e aprendemos muito. Toda vez que vou comer algo me lembro disso, para ter a alimentação mais saudável. Ate fiz uma horta com o que aprendi. Adorei!
Aron Calebe Variani | aluno(a)
“ Achei muito proveitoso esse projeto, vou destacar algumas coisas que aconteceram: Meu filho passou a selecionar melhor os alimentos que consome. Me sugeriu cardápios mais nutritivos. Despertou o interesse por receitas saudáveis. Colocou em prática várias receitas do caderno confeccionado na escola. Fez uma horta em nossa casa, onde plantou verduras e está cuidando. Sou muito grata a este projeto pois estou participando com meu filho e isso nos trouxe qualidade de vida.
Cassiane Variani | responsável
Pergunta Exploratória
Qual é a relação do supermercado com a nossa vida?
Expedição Investigativa
No dia dezenove do mês de abril os alunos da turma 59 A realizaram uma expedição no mercado e fruteira de nossa cidade, com o objetivo de observar quais produtos são vendidos no supermercado e qual a relação destes com a nossa vida. Durante a expedição os alunos observaram e anotaram todos os produtos que mais chamavam a atenção, principalmente aqueles que eles não conheciam e não sabiam a sua utilidade. Ficaram encantados com a quantidade e a variedade dos produtos. Estando no estabelecimento os alunos foram divididos em pequenos grupos. Cada grupo pesquisou em uma área do supermercado, onde analisou um tipo parecido de produtos e demonstrou a sua percepção sobre aqueles alimentos. Muitos foram os questionamentos, pois o grupo que pesquisou na parte de frutas, legumes e verduras questionou se somente esses são os alimentos fazem bem para a saúde. Outro grupo que, por exemplo,pesquisou na parte das guloseimas como, chocolates, bolachas, balas e etc, questionaram sobre o que aconteceria se ingerisse somente esse tipo especifico de alimento...
Objetivos
1) Entender a importância dos bons hábitos alimentares, desenvolvendo uma consciência crítica a respeito do assunto.
2) Identificar o valor que os alimentos têm para nossa saúde.
3) Identificar hábitos alimentares da cultura indígena e africana.
4) Relacionar a alimentação saudável com o corpo humano.
5) Conscientizar o aluno para uma alimentação saudável
Comunidade de Aprendizagem
-Professora.
-Alunos.
-Família dos alunos.
-Nutricionista.
-Agrônomo.
-Comunidade.
Articulação com o currículo
Alimentação saudável: -O que são alimentos. -Os grupos de alimentos da pirâmide. -O que é peso saudável. -A importância dos nutrientes e dos alimentos orgânicos. -Os dez mandamentos da alimentação saudável. -Culinária indígena e africana. -Produção textual. -Leitura e interpretação. -Gráfico de setor. -Textos explicativos. -Simetria. -Problemas. -Cálculos. -Quantidade. -Noção de tempo e espaço. - Desenho. - Musica.