Classificação: Alimentação Saudável
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Comer bem para viver melhor O projeto foi mais legal que eu pensava! Nos divertimos e aprendemos muito. Toda vez que vou comer algo me lembro disso, para ter a alimentação mais saudável. Ate fiz uma horta com o que aprendi. Adorei!
Aron Calebe Variani | aluno(a)
Achei muito proveitoso esse projeto, vou destacar algumas coisas que aconteceram: Meu filho passou a selecionar melhor os alimentos que consome. Me sugeriu cardápios mais nutritivos. Despertou o interesse por receitas saudáveis. Colocou em prática várias receitas do caderno confeccionado na escola. Fez uma horta em nossa casa, onde plantou verduras e está cuidando. Sou muito grata a este projeto pois estou participando com meu filho e isso nos trouxe qualidade de vida.
Cassiane Variani | responsável
Pergunta Exploratória

Qual é a relação do supermercado com a nossa vida?

Expedição Investigativa

No dia dezenove do mês de abril os alunos da turma 59 A realizaram uma expedição no mercado e fruteira de nossa cidade, com o objetivo de observar quais produtos são vendidos no supermercado e qual a relação destes com a nossa vida. Durante a expedição os alunos observaram e anotaram todos os produtos que mais chamavam a atenção, principalmente aqueles que eles não conheciam e não sabiam a sua utilidade. Ficaram encantados com a quantidade e a variedade dos produtos. Estando no estabelecimento os alunos foram divididos em pequenos grupos. Cada grupo pesquisou em uma área do supermercado, onde analisou um tipo parecido de produtos e demonstrou a sua percepção sobre aqueles alimentos. Muitos foram os questionamentos, pois o grupo que pesquisou na parte de frutas, legumes e verduras questionou se somente esses são os alimentos fazem bem para a saúde. Outro grupo que, por exemplo,pesquisou na parte das guloseimas como, chocolates, bolachas, balas e etc, questionaram sobre o que aconteceria se ingerisse somente esse tipo especifico de alimento...

Objetivos

1) Entender a importância dos bons hábitos alimentares, desenvolvendo uma consciência crítica a respeito do assunto.
2) Identificar o valor que os alimentos têm para nossa saúde.
3) Identificar hábitos alimentares da cultura indígena e africana.
4) Relacionar a alimentação saudável com o corpo humano.
5) Conscientizar o aluno para uma alimentação saudável

Comunidade de Aprendizagem

-Professora.
-Alunos.
-Família dos alunos.
-Nutricionista.
-Agrônomo.
-Comunidade.

Articulação com o currículo

Alimentação saudável: -O que são alimentos. -Os grupos de alimentos da pirâmide. -O que é peso saudável. -A importância dos nutrientes e dos alimentos orgânicos. -Os dez mandamentos da alimentação saudável. -Culinária indígena e africana. -Produção textual. -Leitura e interpretação. -Gráfico de setor. -Textos explicativos. -Simetria. -Problemas. -Cálculos. -Quantidade. -Noção de tempo e espaço. - Desenho. - Musica.


Ficha Técnica
Escola
Unidade Estadual de Ensino Fundamental Dom Bosco

Diretor
Paulo Cesar Reginato

Turma
59 A

Número de alunos
19

Educadores
Monica Slongo Pelicer

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
O projeto sobre alimentação vida o entendimento por parte da criança que é necessário comer bem para viver melhor. A partir do que foi conversado com os alunos de como estava a sua alimentação, sentiu-se a necessidade de explorar mais sobre esse assunto. A mudança de hábitos nos depoimentos de alunos e pais me deixaram muito feliz. O projeto tem por objetivo conscientizar as crianças do que é e como deve ser uma alimentação equilibrada, da importância de alguns alimentos, é o mal que certos alimentos causam para nossa saúde. Também o projeto possibilitou aos alunos entenderem a importância de se plantar aquilo que se vai consumir. O trabalho realizado na horta foi bem produtivo. Desde criança se deve aprender que escolhas certas na alimentação, evitam problemas futuramente.
Monica Pelicer | Professor(a)