Classificação: Alimentação
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

AS FRUTAS
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a história?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças quando estabeleceram contato com a história MAMÃO, MELANCIA, TECIDO E POESIA.

Objetivos

Identificar as frutas, nomeando-as e reconhecendo sua importância para a saúde.

Comunidade de Aprendizagem

Neusa Alves da Silva

Articulação com o currículo

As práticas curriculares desenvolvidas na turma do Maternal II B consideram a articulação integrada e simultânea entre os diferentes âmbitos de desenvolvimento das crianças (físico, motor, cognitivo, afetivo e social). Neste sentido, o planejamento das atividades cotidianas dedicou uma atenção especial às peculiaridades reveladas pelos pequenos, nos diferentes momentos da rotina. Com o compromisso e a competência da Professora Clair, e, com suas pontuais observações, percebeu a recusa das crianças na alimentação baseada em frutas e, por isso o projeto foi potencializado com o uso da narrativa e com a exploração dos Campos de Experiências. O projeto garantiu os direitos de aprendizagem e, fortaleceu a mudança de hábitos das crianças, principalmente a alimentação em casa. Na construção das etapas do projeto FRUTAS as crianças participaram o tempo todo, perguntando sobre:
Onde encontramos as frutas?
Como são os pés das frutas?
Podemos comer frutas na escola?
Podemos saborear as fruta?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.

Ficha Técnica
Escola
CEMEI CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
Mat II B

Número de alunos
12

Educadores
Clair Bona

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Neusa Alves da Silva

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
O projeto foi um espetáculo. As crianças participaram de todas as etapas e os pais foram muito parceiros. Me auxiliaram muito e juntos garantimos a mudança de hábitos nas crianças. Com o projeto as atividades ficaram mais prazerosas e nos empolgamos mais em ver no rostinho das crianças a alegria e a satisfação de participar das atividades realizadas. Acredito na epígrafe de Cora Coralina: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina, pois sabemos o que somos, mas não sabemos o que podemos ser.
Clair Bona | Professor(a)