AS FRUTAS
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a história?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças quando estabeleceram contato com a história MAMÃO, MELANCIA, TECIDO E POESIA.
Objetivos
Identificar as frutas, nomeando-as e reconhecendo sua importância para a saúde.
Comunidade de Aprendizagem
Neusa Alves da Silva
Articulação com o currículo
As práticas curriculares desenvolvidas na turma do Maternal II B consideram a articulação integrada e simultânea entre os diferentes âmbitos de desenvolvimento das crianças (físico, motor, cognitivo, afetivo e social). Neste sentido, o planejamento das atividades cotidianas dedicou uma atenção especial às peculiaridades reveladas pelos pequenos, nos diferentes momentos da rotina. Com o compromisso e a competência da Professora Clair, e, com suas pontuais observações, percebeu a recusa das crianças na alimentação baseada em frutas e, por isso o projeto foi potencializado com o uso da narrativa e com a exploração dos Campos de Experiências. O projeto garantiu os direitos de aprendizagem e, fortaleceu a mudança de hábitos das crianças, principalmente a alimentação em casa. Na construção das etapas do projeto FRUTAS as crianças participaram o tempo todo, perguntando sobre:
Onde encontramos as frutas?
Como são os pés das frutas?
Podemos comer frutas na escola?
Podemos saborear as fruta?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática.