Era uma vez...
Pergunta Exploratória
Qual espaço da escola você mais gosta?
Expedição Investigativa
No dia 03 de maio os alunos de currículo foram convidados a fazer um passeio pelas dependências da escola. Antes de iniciar, foram questionados sobre qual espaço da escola era o preferido deles. Visitamos a cozinha, a sala da direção, as salas de aula. Ao aproximarem-se da biblioteca foram surpreendido pelos personagens das histórias infantis, que ofereciam livros para leitura, Convidados a entrarem na biblioteca ouviram histórias contadas pelos personagens e puderam manusear os livros.
Objetivos
Incentivar e promover a leitura de uma forma lúdica possibilitando a vivência de emoções, o exercício da imaginação e o desenvolvimento do vocabulário assim contribuindo para formação de leitores autônomos, competentes e críticos.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, alunos, família
Articulação com o currículo
Sítio do Pica Pau Amarelo
Cineminha com a historinha Sítio do Pica Pau Amarelo;
Exploração oral sobre a historinha;
Produções de desenhos e produções escrita;
Pintura, recorte e colagem dos personagens do sítio;
Montagem de uma maquete em caixa de sapato ou em outro local do sítio do Pica pau amarelo;
Exposição da maquete na escola.
Chapeuzinho Vermelho Contação da historinha ou leitura da historinha usando a criatividade;
Recontagem pelas crianças;
Exploração oral e escrita;
Criações com massinha de modelar dos ingredientes e na cestinha da historinha;
Confecção de uma cestinha com jornal com a ajuda da família;
Arrecadação de frutas com os alunos para montar uma cesta com alimentos saudáveis;
Análise de cada fruta, cor, tamanho, sabor, .....
Higienização das mãos e das frutas, prender os cabelos ou usar toucas;
Montagem de uma salada de frutas pelos alunos e professora;
Degustação da salada;
Estudo das origens dos alimentos e cuidados de higiene pessoal e com os alimentos;
Organ
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após, sentamos para uma roda de conversa falando sobre o que haviam presenciado, suas histórias preferidas, a importância da leitura. Os alunos relataram sobre a experiência de ouvir uma história contada pelos personagens e também puderam escolher livros para fazerem a leitura em casa com seus pais.