“Era uma vez...”
Pergunta Exploratória
Qual espaço da escola você mais gosta?
Expedição Investigativa
No dia 03 de maio os alunos de currículo foram convidados a fazer um passeio pelas dependências da escola. Antes de iniciar, foram questionados sobre qual espaço da escola era o preferido deles. Visitamos a cozinha, a sala da direção, as salas de aula,.. Ao aproximarem-se da biblioteca foram surpreendidos pelos personagens das histórias infantis, que ofereciam livros para leitura. Convidados entraram na biblioteca ouviram histórias contadas pelos personagens e puderam manusear os livros.
Objetivos
Incentivar e promover a leitura de uma forma lúdica possibilitando a vivência de emoções, o exercício da imaginação e o desenvolvimento do vocabulário assim contribuindo para formação de leitores autônomos, competentes e críticos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, famílias, direção e coordenadora local, Edi Silva
Articulação com o currículo
Sítio do Pica Pau Amarelo. Cineminha: Historinha Sítio do Pica Pau Amarelo;
Roda de conversa com as crianças sobre a historinha, os personagens, onde acontecia;
Confecção dos personagens do Sítio em palitoche;
Dramatização da historinha com os palitoches pelas crianças;
Arrecadação dos ingredientes para fazer os bolinhos da tia Nastácia;
Preparação dos bolinhos com a ajuda de uma mãe;
Desgustação dos bolinhos e chocolate com leite.
Os Três Porquinhos Contação da historinha pela professora;
Ilustração da historinha;
Confecção das máscaras dos porquinhos e do Lobo mau;
Dramatização da historinha usando as máscaras;
Confecção e recortes de porquinhos em EVA;
Construção de porta teco com caixinhas de leite e colagem dos porquinhos em EVA.
Chapeuzinho Vermelho Contação da historinha Chapeuzinho Vermelho;
Dialógo com as crianças sobre a historinha;
Encenação da historinha pelas crianças;
Montagem de uma cestinha e dos docinhos com massinha de modelar;
Construção de um convite personalizado
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o passeio nas dependencias da escola, sentamos para uma roda de conversa falando sobre o que haviam presenciado, suas histórias preferidas, a importância da leitura. Os alunos relataram sobre a experiência de ouvir uma história contada pelos personagens e também puderam escolher livros para fazerem a leitura em casa com seus pais.