Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“Era uma vez...”
Pergunta Exploratória

Qual espaço da escola você mais gosta?

Expedição Investigativa

No dia 03 de maio os alunos de currículo foram convidados a fazer um passeio pelas dependências da escola. Antes de iniciar, foram questionados sobre qual espaço da escola era o preferido deles. Visitamos a cozinha, a sala da direção, as salas de aula,.. Ao aproximarem-se da biblioteca foram surpreendidos pelos personagens das histórias infantis, que ofereciam livros para leitura. Convidados entraram na biblioteca ouviram histórias contadas pelos personagens e puderam manusear os livros.

Objetivos

Incentivar e promover a leitura de uma forma lúdica possibilitando a vivência de emoções, o exercício da imaginação e o desenvolvimento do vocabulário assim contribuindo para formação de leitores autônomos, competentes e críticos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professoras, famílias, direção e coordenadora local, Edi Silva

Articulação com o currículo

Sítio do Pica Pau Amarelo. Cineminha: Historinha Sítio do Pica Pau Amarelo;
Roda de conversa com as crianças sobre a historinha, os personagens, onde acontecia;
Confecção dos personagens do Sítio em palitoche;
Dramatização da historinha com os palitoches pelas crianças;
Arrecadação dos ingredientes para fazer os bolinhos da tia Nastácia;
Preparação dos bolinhos com a ajuda de uma mãe;
Desgustação dos bolinhos e chocolate com leite.

Os Três Porquinhos Contação da historinha pela professora;
Ilustração da historinha;
Confecção das máscaras dos porquinhos e do Lobo mau;
Dramatização da historinha usando as máscaras;
Confecção e recortes de porquinhos em EVA;
Construção de porta teco com caixinhas de leite e colagem dos porquinhos em EVA.

Chapeuzinho Vermelho Contação da historinha Chapeuzinho Vermelho;
Dialógo com as crianças sobre a historinha;
Encenação da historinha pelas crianças;
Montagem de uma cestinha e dos docinhos com massinha de modelar;
Construção de um convite personalizado

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após o passeio nas dependencias da escola, sentamos para uma roda de conversa falando sobre o que haviam presenciado, suas histórias preferidas, a importância da leitura. Os alunos relataram sobre a experiência de ouvir uma história contada pelos personagens e também puderam escolher livros para fazerem a leitura em casa com seus pais.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Sertão

Diretor
Alessandra Carloto

Turma
Prè A Pré B 1º ano

Número de alunos
20

Educadores
Silvana Simione, Elisiane Crestani

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mata

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MATA

Apoiadores
Alunos, professoras, famílias, direção e coordenadora local, Edi Silva

Assessoria Pedagógica
Marisa e Maria Jaci
Foi muito gratificante a realização desse projeto teve o envolvimento das crianças e a participação efetiva em todas as atividades propostas e também observei o crescente aprendizado, o capricho e a determinação dos alunos em realizar as atividades. Tenho a certeza que contribui e fiz a diferença na vida dos meus alunos.
Silvana Simione, Elisiane Crestani | Professor(a)