BOCA
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao visualizarem o cartaz?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das expressões que as crianças retrataram quando visualizaram o cartaz do boneco.
Objetivos
Reconhecer as partes do corpo.
Comunidade de Aprendizagem
Kessy Haslinger
Articulação com o currículo
Entender que somos corpo e, mais do que biológicos, somos sociais, históricos, culturais e afetivos foi a condição inicial para a construção do projeto que, desenvolvido de forma interdisciplinar concebeu a aproximação dos Campos de Experiências, fortalecendo a garantia dos direitos de aprendizagem para todas as crianças da turma. Assim, o projeto BOCA, escolhido pelas crianças enquanto tema e como marco de suas expressões a partir da expedição, contemplou a significância das seguintes questões:
Podemos sentir com a boca?
Como percebemos os sabores?
Todo mundo tem boca?
Como podemos cuidar da nossa boca?
O que podemos colocar na boca?
O projeto proporcionou a construção de estratégias de autonomia individual e do grupo e, a postura competente e comprometida da professora Camila foi incentivadora das conquistas e descobertas dos pequenos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde foram consideradas todas as expressões das crianças.