MIAU
“ Miau tem “olo - olho”
Arthur Tavares: | aluno(a)
“ “A visita do gato em nossa casa foi maravilhosa e com essa visita minha filha está bem desenvolvida com as atividades da creche, ela conta os números até 10 já conhece várias cores e muitas músicas educativas”.
Elaine M. A. Nogueira | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo ?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da observação das revelações que as crianças fizeram quando assistiram o vídeo O SOM DOS ANIMAIS.
Objetivos
Expressar sentimentos através da fala, da escrita (desenho) e dos movimentos.
Comunidade de Aprendizagem
Veterinária: Jéssica Trevisou
Articulação com o currículo
O conjunto de experiências construído no cotidiano da turma revelou uma preocupação fundante com a formação integral das crianças e, por isso, as ações estimularam a experimentação, a exploração, o convívio e o desenvolvimento das expressões e sentimentos. Esta forma de trabalho reconheceu a criança como sujeito de direito e foi, no contexto do Campo de Experiência O EU, O OUTRO E O NÓS, que as práticas pedagógicas se constituíram, garantindo a efetiva participação da turma em todas as etapas, desde a expedição investigativa. Com o projeto MIAU, foram realizadas atividades integradoras e, com o apoio da Comunidade de Aprendizagem, através da participação da veterinária Jéssica, as perguntas que seguem, na roda de conversa foram contempladas:
O miau come outros alimentos?
Tem miau de quais cores?
Todo miau tem papai e mamãe?
Como cuidar do miau?
onde o miau mora quando ele fica grande?
Quem são os amigos do miau?
O projeto foi significativo e as crianças ficaram encantadas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e o instrumento utilizado foi a roda de conversa.