Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Água fonte de vida Com o projeto vi o quanto precisamos cuidar dos recursos naturais e também o quanto somos culpados pela poluição e desperdício de recursos em nossa cidade.
Aluno | aluno(a)
Gostei muito de ouvir da minha filha a preocupação com a economia da água. Percebi que o projeto desenvolveu a cidadania e é o que mais espero da escola, que prepare minha filha para ser uma pessoa responsável e ética.
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos visitar o Centro de Tratamento e Abastecimento de Água do nosso município e observar tudo o que acontece lá?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através de uma visita no Centro de Tratamento e Abastecimento de Água de Querência.

Objetivos

Caracterizar causas e consequências da poluição da água, compreendendo as relações da mesma com a vida.

Comunidade de Aprendizagem

Lenir Ticher

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma ampliou as noções de ambiente natural e ambiente construído e, como direito de aprendizagem, contemplado no currículo, a compreensão dos usos e consequências dos recursos associados a diferentes atividades humanas, como por exemplo, a agricultura e a ocupação urbana. Neste sentido, olhar a realidade do município foi um importante instrumento de sensibilização e, foi com esta compreensão que o projeto foi realizado. De forma interdisciplinar, o projeto contemplou a atitude de cuidado e defesa dos alunos e, possibilitou que as questões que seguem, fossem trabalhadas dinamicamente:
* A distribuição da água para a comunidade e feita de que maneira?
* As caixas são limpas, de quanto em quanto tempo?
* Quando acaba a energia, o que acontece com a distribuição de água?
* O cloro é colocado na água, de que forma?
* As bactérias, presentes na água são detectadas de que modo?
* Como as bactérias são eliminadas?
* Qual a quantidade certa de cloro colocado na água?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma participativa, dialogada e democrática.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL ALEGRIA DO SABER

Diretor
Lenir Ticher

Turma
6 ano C

Número de alunos
34

Educadores
Jacirlene Soares Lauriano

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Centro de Tratamento de Água de Querência

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
O desenvolvimento do projeto oportunizou a conscientização dos alunos e eles começaram a mudar as atitudes na escola. Fizemos ações coletivas de conscientização na escola e, levamos o projeto para a comunidade.
Jacirlene Soares Lauriano | Professor(a)