Água fonte de vida
“ Com o projeto vi o quanto precisamos cuidar dos recursos naturais e também o quanto somos culpados pela poluição e desperdício de recursos em nossa cidade.
Aluno | aluno(a)
“ Gostei muito de ouvir da minha filha a preocupação com a economia da água. Percebi que o projeto desenvolveu a cidadania e é o que mais espero da escola, que prepare minha filha para ser uma pessoa responsável e ética.
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos visitar o Centro de Tratamento e Abastecimento de Água do nosso município e observar tudo o que acontece lá?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através de uma visita no Centro de Tratamento e Abastecimento de Água de Querência.
Objetivos
Caracterizar causas e consequências da poluição da água, compreendendo as relações da mesma com a vida.
Comunidade de Aprendizagem
Lenir Ticher
Articulação com o currículo
O cotidiano da turma ampliou as noções de ambiente natural e ambiente construído e, como direito de aprendizagem, contemplado no currículo, a compreensão dos usos e consequências dos recursos associados a diferentes atividades humanas, como por exemplo, a agricultura e a ocupação urbana. Neste sentido, olhar a realidade do município foi um importante instrumento de sensibilização e, foi com esta compreensão que o projeto foi realizado. De forma interdisciplinar, o projeto contemplou a atitude de cuidado e defesa dos alunos e, possibilitou que as questões que seguem, fossem trabalhadas dinamicamente:
* A distribuição da água para a comunidade e feita de que maneira?
* As caixas são limpas, de quanto em quanto tempo?
* Quando acaba a energia, o que acontece com a distribuição de água?
* O cloro é colocado na água, de que forma?
* As bactérias, presentes na água são detectadas de que modo?
* Como as bactérias são eliminadas?
* Qual a quantidade certa de cloro colocado na água?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, dialogada e democrática.