Brincando e aprendendo
“ Foi muito legal trabalhar O Programa União Faz a Vida, a gente fez muitas brincadeiras, aprendemos com os jogos, pintamos, recortamos e tivemos que trabalhar, jogar em equipe senão a brincadeira não acontecia .
Vinícius Arlan Possani | aluno(a)
“ Em alguns momentos durante o ano letivo, meu filho chegou em casa contanto as produções que realizavam em sala de aula ou mesmo em pesquisas, explicando o objetivo e o impacto que cada brinquedo, jogo causava no meio ambiente, pois muitos eram confeccionados com material já utilizado. É muito bom ver as crianças buscando, lavando e guardando materiais que utilizamos em casa para levar a escola onde utilizam para produzir algo que enriquece ainda mais seus conhecimentos/aprendizagem. E ao ver a Mostra dos projetos nas escolas com o resultado de tudo isso e nosso filho explicando como foi construído e como usam em sala de aula para fortalecer o conteúdo trabalhado é muito gratificante, além de nos encher de orgulho. O que também é muito importante na vida de nossos pequenos e que nós adultos, por vezes, deixamos de lado é a construção e vivencias de atitudes de valores, cidadania, cooperação, bem como o prazer e conhecimento no momento da construção dos jogos e brincadeiras... Por fim, podemos dizer que o programa faz sim a diferença na vida escolar e social de nossos filhos.
Dulcinéia Bessegato | responsável
Pergunta Exploratória
O que vejo no parque que não tem na escola?
Expedição Investigativa
No dia 10 de abril de dois mil e dezoito, os alunos do primeiro e segundo ano, realizaram a expedição investigativa no Parque Municipal. A pergunta motivadora da expedição foi à seguinte: O que vejo no parque que não tem na escola? Durante a expedição os alunos observaram o caminho até o parque, ruas, casas, prédios, carros, etc..., ao chegarmos ao parque os alunos reclamaram da falta que faz um parque na escola ou ainda um espaço para brincarem, ou seja, de um ambiente para a realização de jogos e brincadeiras. Após a expedição, voltando para a escola, iniciamos uma roda de conversa, onde surgiu o questionamento: Por que não temos onde brincar e com o que brincar nesta escola?
Objetivos
• Propor um jeito novo de brincar e aprender desenvolvendo suas habilidades e a construção do conhecimento no ambiente escolar;
• Ampliar as oportunidades e habilidades cognitivas de cada criança;
• Desenvolver valores tais como cooperação, respeito, solidariedade, amizade e união;
• Incentivar a aprendizagem de modo flexível e diferenciado com jogos educativos;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e professores convidados de oficinas e de artesanato.
Articulação com o currículo
1º Ano - Leitura e escrita, Formação de palavras e frases, Contação de histórias, Ordem alfabética, Sinais de pontuação, Produção de textos, Dramatização, Uso de letra maiúscula e minúscula, Números, Cálculos, Histórias, atemáticas, Seqüência de números e imagens, Relação número e quantidade, Igual e diferente; maior e menor, Unidade, dezena e centena, Composição e decomposição de números, Aproximação numérica, Sucessor e antecessor, Pares e ímpares. 2º Ano - Histórias e textos; Desenvolver vocabulário, linguagem oral e escrita e também a comunicação entre os colegas, Desenvolver habilidades e estratégias de leitura e escrita; Desenvolver e incentivar a potencialidade criadora de cada criança; Composição e decomposição de palavras, Uso correto das letras maiúsculas e minúsculas, Ampliar frases e ordená-las, Masculino e feminino, Elaborar frases a partir de imagens e gravuras, Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos; Reconhecer e nomear numerais, Ordenar números pares e impares