A Curiosidade Acumulada: de onde vem?
“ A pedido da professora Jéssica Bressan sobre o projeto com os alunos, vou dar minha opinião como mãe das alunas Bethina e Anita. Achei muito interessante fazer um projeto a partir das curiosidades das crianças. Muitas vezes eles perguntam para nós mães e não temos a resposta corrreta ou não sabemos como explicar, e desta maneira as crianças saciam suas curiosidades. Nos dias em que tinha atividades relacionadas ao projeto, elas chegavam eufóricas e cada qual queria falar primeiro, ficavam ansiosas para contarem as descobertas, tudo que tinham aprendido. Achei muito gratificante ver o empenho da professora com o aprendizado das crianças. “Uma maneira diferente de aprender, faz a diferença!”
Cláudia de Bairros | responsável
Pergunta Exploratória
Quais são as minhas curiosidades? O O que eu gostaria de descobrir sobre o mundo em que vivo?
Expedição Investigativa
A turma foi convidada a ir até a sala de vídeo para ouvir uma história chamada “ A Curiosidade Premiada” que conta sobre a vida de uma menininha que é muito curiosa e quer saber tudo sobre o que acontece ao seu redor, deixando sua família preocupada com tantas perguntas que ninguém consegue responder, até que recebem o diagnóstico de que a filha sofria de curiosidade acumulada e o tratamento seria responder todas as perguntas.Com isso ficou evidente que as crianças sempre têm muitas perguntas e curiosidades sobre o universo que precisam ser respondidas e isso é muito importante para o desenvolvimento de suas capacidades, gerando conhecimento e descobertas.
Objetivos
Proporcionar aos alunos, investigarem e identificarem a origem de diversos assuntos, fatos ou produtos que fazem parte de sue dia-a-dia, compreendendo a importância da curiosidade na busca pela compreensão do mundo e de poder transformar essa curiosidade em conhecimentos/descobertas.
Comunidade de Aprendizagem
Após os alunos terem ouvido a história, iniciamos uma roda de conversa sobre o que acharam da história, se eles se consideravam parecidos com a personagem da história e quais eram suas curiosidades.
Aos poucos foram surgindo muitos questionamentos e também a vontade de ser como a personagem. Os alunos começaram a se perguntar como a luz chega até a sala de aula, como se faz a tinta e as cores, como se faz uma televisão e demais objetos da sala de aula.
Com isso, tivemos uma conversa a respeito da importância de que eles, como crianças, sejam curiosos e tenham muitas perguntas, pois é através delas que irão adquirir conhecimentos significativos para a vida de cada um.
Articulação com o currículo
Artes, Alimentação Saudável, Contação de Histórias, respondendo as curiosidades.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após os alunos terem ouvido a história, iniciamos uma roda de conversa sobre o que acharam da história, se eles se consideravam parecidos com a personagem da história e quais eram suas curiosidades.
Aos poucos foram surgindo muitos questionamentos e também a vontade de ser como a personagem. Os alunos começaram a se perguntar como a luz chega até a sala de aula, como se faz a tinta e as cores, como se faz uma televisão e demais objetos da sala de aula.
Com isso, tivemos uma conversa a respeito da importância de que eles, como crianças, sejam curiosos e tenham muitas perguntas, pois é através delas que irão adquirir conhecimentos significativos para a vida de cada um.