Hora do Conto
Pergunta Exploratória
Como podemos aperfeiçoar nossa leitura, escrita e produções?
Expedição Investigativa
Nossa expedição se realizou na sala de aula com os alunos do 2º ano. No dia em que nos reunimos para nossa expedição investigativa, já tínhamos nosso principal objetivo, que era de tornar nossas aulas ainda mais motivadoras e que cada aluno tivesse a liberdade de se expressar e desenvolver a oralidade e aperfeiçoar sua capacidade de interpretação e escrita. Acreditamos que a leitura traz muita fonte de prazer, de conhecimento, entendimento e enriquecimento de vocabulário.
Objetivos
Possibilitar o processo de ensino mais atraente e motivador através da leitura, produções e diversos gêneros oportunizando a criação de sujeitos questionadores para uma sociedade mais justa e transformadora.
Comunidade de Aprendizagem
Professora, alunos, família, Bibliotecária, Comunidade Escolar.
Articulação com o currículo
Currículo Ações
Leitura e Escrita
Roda de conversa com as crianças para combinar a ação no Cantinho da leitura;
Organização do Canto da leitura na sala de aula contando com tapetes, almofada, brinquedos.
Confecção de uma árvore coletiva de EVA para ornamentação do cantinho da leitura;
Separação de vários livrinhos para esse espaço;
Momentos com as crianças nesse espaço com diversas produções
Maleta da leitura
Organização da maleta da leitura;
Decoração pela professora e alunos;
Separação do material para a maleta: Livrinhos, textos, fábulas, lápis de cor e outros;
Criação de um diário de bordo;
Visita da maleta nas casas dos alunos;
Registro com as famílias de desenhos, frases, pequenos textos após a leitura;
Apresentação aos colegas das produções feita em família.
Literatura Infantil
‘ O gato xadrez”
Estuda da vida e obras de vários autores da literatura infantil;
Contação da historinha O gato xadrez de Bia Villela;
Estudo oral da historinha pelos alunos e professora;
Compreen
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na roda de conversa os alunos citaram o autor Monteiro Lobato o qual já é conhecido dos mesmos através do Sítio do Pica Pau Amarelo, pela demonstração e curiosidade dos mesmos aproveitamos a oportunidade de falar em outros autores, especialmente as contemporâneas Ruth Rocha, Ana Maria Machado, entre outros.
Os alunos logo se interessaram pelos livros de histórias e perguntaram se não podiam contar para o grupo algumas histórias que eles já conheciam. Esta tarde então se transformou na hora do conto que escolhemos como tema do projeto. Combinamos então que semanalmente vamos ter um momento para contar e ouvir diferentes histórias, conhecer as obras de autores que se destacam na literatura infantil, como Monteiro Lobato, Irmãos Grimm, Ruth Rocha entre outros. Cada semana faremos de uma forma: ouviremos as leituras das produções de textos realizadas em casa com a família, chamaremos as outras turmas para apresentar-lhes uma história, bem como suas produções a partir dos relatos dos contos.