Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cascata Ceroni”, a Natureza e suas Magias
Pergunta Exploratória

O que a natureza e a beleza desse local nos proporcionam?

Expedição Investigativa

No dia 18 de abril de 2018, os alunos e Professores saíram para uma Expedição Investigativa na propriedade do Senhor Olímpio Ceroni, na Linha Crestani. VIRAM: dois rios, paralelos, com águas rasas, correndo em sentido opostos, uma cachoeira com muitas quedas d’água, pomar, ponte, caverna a qual serve como gruta que abriga imagens dos Santos: São Jorge e Santo Expedito e de Nossa Senhora Aparecida, musgos, diversidade de árvores especialmente muitos pinheiros, moradias, área de lazer com um Quiosque, plantações de taquara, rochas, pedras de diferentes formato e tamanhos e os raios de sol penetrar por entre as árvores. SENTIRM: alegria, felicidade, bem estar, paz, encantamento, cheiro, de mata, gratidão, admiração, rochas escorregadias, tristeza ao ter que retornar. OUVIRAM: o barulho das águas e o canto dos pássaros. Também ouviram o relato de um dos primeiros moradores do local, o senho

Objetivos

- Incentivar os alunos a refletirem com maior profundidade sobre a relação ser humano e natureza.
- Compreender a importância da conservação dos rios, suas nascentes e mata ciliar.
- Desenvolver no aluno a consciência do uso sustentável dos recursos da natureza.
-Divulgar o local como ponto turístico no município.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos e proprietário do local: senhor Olímpio Ceroni, Palestrante da Usina Hidrelétrica Machadinho, Secretaria do Meio Ambiente, -Moradores antigos da comunidade, Morador: Sergio Ceroni, Secretário do turismo: Ivonir Rafaim, Palestrante Bióloga Lorien Refosco.

Articulação com o currículo

- História de vida dos Santos (Santo Expedito e São Jorge e Nossa Senhora Aparecida, Produção textual, dígrafos, consoantes, encontros vocálicos, cálculos e gráficos, Hidrografia, Extrativismo animal: Peixes, Água: recurso natural renovável, Estados físicos da água, Percentagem, Medidas de comprimento e massa, Desenhos, Preservação ambiental, lixo, localização, pontos cardeais, hidrografia e vegetação, Produção textual, Diálogo, bilhete, carta, Composição química da água, Tipos de frases, Concordância verbal e nominal, Sinônimo antônimo, Tipos de Rocha, Relevo, Logotipos de palavras, cálculos, Gráficos, tabela, Importância de se preservar o local, criar regras para uso do local de forma consciente e sustentável, Turismo, separação de sílabas, Interpretação de texto-Desenho, Pontos turísticos


Ficha Técnica
Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monteiro Lobato

Diretor
Solange Cavalli

Turma
6º ao 9º Ano

Número de alunos
21

Educadores
Algemir Strassburg, Elaine Albuquerque, Irma Picoloto, Naidete Salete Tartari, Renilde Brustolim, Rosangela Gambeta Macanan

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
O Programa A União Faz a Vida, o qual todos sabem tem como objetivo a cooperação como instrumento de trabalho, baseado no desenvolvimento de projetos. Aonde os temas desenvolvidos nos projetos, são elencados pelos próprios alunos. Então, o programa nos traz uma nova proposta pedagógica de trabalho. Porque ele parte de uma expedição investigativa, possibilitando levar o aluno para fora da sala de aula, desenvolve no aluno o espirito de solidariedade, desenvolve a sociabilidade. A gente percebe que o aluno aprende a interagir com todo o grupo ele não consegue mais trabalhar sozinho. O aluno se torna um cidadão mais critico, mais consciente e se percebe a capacidade do aluno construir seu próprio conhecimento a partir de suas próprias buscas e descobertas. O mais importante, que eu vejo no Programa A União Faz a Vida, é a possibilidade que o professor tem de descobrir os talentos que cada aluno traz dentro de si, e que muitas vezes aos nossos olhos, passam de forma despercebida. Então o professor e descobre esses talentos e passa a trabalhar essas habilidades que cada um tem dentro si.
Naidete Salete Tartari | Professor(a)