Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Agricultura familiar Meu nome é Leticia e faz 4 anos que começamos com o PUFV. O programa é bem interessante e legal, porque a gente aprende muitas coisas. Eu gosto muito porque podemos escolher o assunto para trabalhar e junto com os professores, pais, palestrantes e os colegas, fazemos trabalhos muito bons. Gostei de todas as atividades que fizemos e também de apresentar o que fizemos, pois as crianças e todas as pessoas gostaram do nosso trabalho.
Leticia Begnini | aluno(a)
Eu como mãe gostei muito do trabalho desenvolvido, notei que minha filha comentava bastante sobre o que fazia em sala de aula. Faziam bastante jogos, brincavam e principalmente aprendiam usando os jogos que eles próprios confeccionavam. Sempre vinha com novidades e solicitava nossa ajuda para realizar e construir algo quando pedido. Também percebi que ela começou a ter menos vergonha em falar com outras pessoas e em público, pois falava em casa o que fazia e no dia da Mostra ela e os colegas não viam a hora de poder explicar. Fiquei muito admirada de como minha filha e seus colegas sabiam falar, explicar o que tinham aprendido durante o projeto e nos também aprendemos com eles. Estão todos de parabéns.
Sara Mazurana Bortoli | responsável
Pergunta Exploratória

O que vemos no espaço dessa propriedade?

Expedição Investigativa

No dia 09 do mês de Abril de 2018, as crianças da Educação Infantil, 1° e 5° Anos, realizaram a expedição investigativa na propriedade do Senhor Nelso Bortoli- Localizada na Linha Floresta próxima a escola Gildo Begnini, no município de Maximiliano de Almeida onde iriam observar o que havia no espaço dessa propriedade, todas as flores, os frutos, as plantas, os produtos colhidos e consumidos da roça (amendoim, pipoca, mandioca, feijão, nozes...). Onde eles comeram amendoins recém colhidas nozes, "laranja do céu"... E assim foram surgindo ideias muitas ideias, pois todos são filhos de agricultores e a maioria tem conhecimento e estão sempre em contato com isso tudo. Falava-se do assunto com empolgação, o que se faz necessário uma maior exploração do tema.

Objetivos

* Valorizar a importância e a necessidade de termos os produtos agrícolas como meio de sobrevivência.
* Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.
* Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados.
* Identificar os processos de semeadura, adubação e colheita.
* Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados, bem como nomear- los.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, pais, EMATER, Nutricionista e merendeira. No próprio município serão convidados colaboradores como EMATER, Nutricionista, Pais, Professores, Merendeira, Alunos, Secretário da Agricultura para participarem e auxiliarem no processo de ensino aprendizagem na escola.

Articulação com o currículo

Espaço Medidas Comp. Adubo orgânico/ químico
Medida Peso, Germinação, Época de plantio, Reprodução, Cálculos, Gráficos, Produção Textual, Medidas de Capacidade Drenagem Erosão Água, Tipos de sementes e frutos (Seriação com sementes, cores, quantidade), Receitas com produtos cultivados na região
Quantidades Produtos Ind. Vitaminas, Matéria Prima, Pirâmide alimentar,
Aromas, Cores, História em quadrinhos

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Foi escolhido pelos alunos em sala de aula por se tratar das culturas agrícolas cultivadas pelos pais das crianças. O estudo desse tema possibilita o incentivo de que eles permaneçam na agricultura e tenham conhecimento mais detalhado sobre o cultivo de determinadas culturas e o comprometimento em aprender a valorizar cultivar, cuidar, e o que os pais colhem estimulando a responsabilidade com a natureza e o meio ambiente.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gildo Begnini

Diretor
Margaret Cavalli

Turma
Pré, 1º a 5º ano

Número de alunos
10

Educadores
Joanete Bessegato e Margaret Cavalli

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Maximiliano de Almeida

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MAXIMILIANO DE ALMEIDA

Apoiadores
Secretaria de Educação e Sicredi UniEstados

Assessoria Pedagógica
UNOESC - Professora Márica Pereira
O Programa União Faz a Vida, veio para ampliar, enriquecer e ajudar a nós professores, nossas crianças, comunidade e pais a ter mais facilidade na compreensão dos assuntos abordados pela escolha que parte do interesse delas, tornando assim as aulas mais prazerosas e atrativas, pois cada uma dava o máximo de si para que tudo acontecesse da melhor forma possível, tanto na elaboração do início do projeto até o final dele. O PUFV ajudou-nos a desenvolver uma visão diferente das coisas existente no nosso meio.
Joanete Bessegato | Professor(a)