Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A VIDA NO CAMPO
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história da casa que Pedro fez?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da História A CASA QUE PEDRO FEZ.

Objetivos

Comunicar as ideias por meio de dispositivos escritos, orais e de movimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Milena Mistura

Articulação com o currículo

No cotidiano da turma é priorizado o brincar, a conversa, a literatura e a arte como forma de prazer, de interação, possibilitando a expressão de sentimentos, trocas significativas de experiências e aprendizagens. Com o Projeto A VIDA NO CAMPO, todas estas caracterizações foram estimuladas, compreendendo, é claro, que a dinâmica do currículo, concebe que o processo de construção da aprendizagem é um movimento continuado onde o estudante elabora significados. Neste entendimento, o projeto contemplou diferentes ações pedagógicas e permitiu que o protagonismo e as peculiaridades individuais marcassem o dia a dia da turma.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática através da estratégia de votação individual.

Ficha Técnica
Escola
APAE QUERÊNCIA

Diretor
Milena Mistura

Turma
Deficiência Mental Única 1

Número de alunos
12

Educadores
Salete Terezinha Mikoczak

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Apoiadores
Milena Mistura
Escola Agrícola _ EMAQ

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Após finalizar um projeto os alunos demonstraram ansiedade em iniciar outro. Ao contar a história “a casa que Pedro fez” os alunos ficaram motivados e cada um teve a oportunidade de colocar suas ideias, surgindo assim várias atividades como dobradura da casa, observação dos personagens, nascendo o tema do projeto A VIDA NO CAMPO, a turma realizou visita na Escola Agrícola, onde observamos o que existe no campo, como são cuidados e como vivem os animais. Através do projeto os alunos perceberam a importância de se ter uma vida saudável e colocaram em prática, através da culinária, com uma saborosa galinhada. O projeto união faz a vida nos oportuniza fazer com que o aluno possa vivenciar cada pratica pedagógica, possibilitando assim um prazer maior para desenvolver sua própria aprendizagem, sendo sujeito ativo no processo.
Salete Terezinha Mikoczak | Professor(a)