BOLA
“ Esse projeto foi muito interessante. A Sophia amou. Cada dia que a professora fazia alguma atividade ela chegava em casa toda empolgada contando como foi. Teve um dia que ela falou – mamãe você sabia que a bola é um círculo? E ajudou muito a melhorar coordenação motora dela.
Fernanda Luiza Rodrigues ( Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao explorarem a caixa de sensações?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da OBSERVAÇÃO realizada quando as crianças entraram em contato e exploraram a CAIXA DE SENSAÇÕES.
Objetivos
Identificar as expressões vivenciadas pelas crianças quando estabelecerem contato com a Caixa de Sensações.
Comunidade de Aprendizagem
Fabio Morais _ Educador Físico
Articulação com o currículo
As experiências curriculares da turma consideram o brincar como um ato importantíssimo e, no cotidiano, todas as atividades são impregnadas de brincadeiras. Neste sentido, o projeto BOLA foi desenvolvido e, com a efetiva participação de todas as crianças a organização do tempo com ricas e significativas atividades promoveram a aprendizagem e o desenvolvimento da turma. Com o projeto, os Campos de Experiências dialogaram e as atividades lúdicas foram concebidas como um processo e um meio para ensinar e aprender. O projeto contou com a participação de um educador físico que caracterizou a Comunidade de Aprendizagem. No contato com as crianças e com a professora a pergunta "O QUE PODEMOS FAZER COM A BOLA?" foi potencializada através de várias atividades recreativas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma cuidadosa e democrática a partir da observação das expressões reveladas pelas crianças em cada atividade de exploração da Expedição Investigativa.