O gato
“ Rafaela gosta muito do gato. Chama o gato de mise, mas o nome do gato e Nico. O gato fica na chácara com o vovô Pedro, a Rafa disse que o gato faz miau, que o gato toma leite e come ração, e toma água. Que o gato tem a mamãe dele, e que a mamãe do Nico chama Branca. Rafaela gosta muito de pegar o Nico no colo. Rafaela esta mais observadora com as coisas ao seu redor, fala as palavras mais claras e corretas, e adora os animais principalmente o gato.
Rosangela B. Onibene (mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao assistirem o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação das crianças assistindo o vídeo Atirei o Pau no Gato.
Objetivos
Identificar como cada criança comunica o contato estabelecido com o vídeo.
Comunidade de Aprendizagem
Jheniffer Batista _ Provet.
Articulação com o currículo
As práticas cotidianas incentivadas pela Professora Helena, no contato com os pequenos, acontece de forma lúdica, contínua e significativa, com uma proposta alinhada aos direitos de: brincar, explorar, participar, expressar, conviver e conhecer-se. Estes direitos foram consolidados na construção do projeto O GATO, e as famílias das crianças se aproximaram mais da instituição,revelando cotidianamente o prazer que os filhos tinham quando chegava o momento de ir para o CMEI. O projeto contemplou a integração dos Campos de Experiências através da potencialização das diferentes linguagens infantis, permeadas de possibilidades de criação de espaços e brincadeiras que geraram desafios, aconchego e afetividade. Com o projeto, a Comunidade de aprendizagem se aproximou da turma e, o contato com o animal escolhido foi um dos marcos do processo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa e democrática, onde o ritual da roda de conversa foi a situação desencadeadora da escolha do tema.