VOVÓ
“ Professora, eu gosto muito da minha vovó!
Já até falei para minha mamãe que amo tanto a minha vovó, pois ela cuida muito de mim. E ainda faz bolo de chocolate bem gostoso. Hummm, e eu adoro.
Mas sabe professora, eu gosto mesmo é do cheirinho da minha vovó! Ela é muito cheirosa mesmo viu.
Emanueli Vitoria Ramos dos Santos | aluno(a)
“ O projeto significou muito. A partir dele, ela passou a pensar muitas coisas diferente sobre a vovó. Hoje em dia ela fala que a vovó é linda, que ama muito a vovó, que a vovó faz um bolo de chocolate delicioso pra ela, faz pipoca colorida. Quando ela está em casa, ela pinta e desenha a vovó, vai na feira e sai para passear. Sem contar que, os dias que não tem creche, ela fica com a vovó e gosta de ajudar ela a fazer cueca virada, bolacha e outras coisas. Ela fala que é a ajudante da vovó. Ela ama a vovó dela e gosta muito de ficar com ela.
Patricia Cristovão dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecer a história?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da observação da professora quando do contato que as crianças tiveram com a história A CASA SONOLENTA.
Objetivos
Reconhecer nas expressões e atividades realizadas pelas crianças as apropriações que elas desenvolvem e como reagem diante dos elementos que aparecem na história.
Comunidade de Aprendizagem
Irene Cristóvão dos Santos _ Vovó que fez a culinária do bolo
Catarina Lúcia Horn _ Contadora de História
Articulação com o currículo
A proposta curricular da Instituição reconhece a inteireza do cotidiano e a singularidade dos modos como as crianças se apropriam do mundo para que possam ampliar seus repertórios. Com base nesta condição, a organização do currículo se pauta nos Campos de Experiências e estes, no projeto VOVÓ, se aproximaram efetivamente, garantindo que o envolvimento, a oralidade, os movimentos, o contato como os outros, com os objetos e com o mundo ocorressem harmoniosamente. O projeto contemplou o contexto de vida das crianças e integrou ações com as famílias, garantindo a aproximação e encantamento dos pais e avós. Como prática integradora, diversas atividades foram realizadas e, nas vozes da professora Fátima, o projeto caracterizou-se com ludicidade e significatividade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e o instrumento adotado para a escolha do tema do projeto foi a observação.