Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

VOVÓ Professora, eu gosto muito da minha vovó!
Já até falei para minha mamãe que amo tanto a minha vovó, pois ela cuida muito de mim. E ainda faz bolo de chocolate bem gostoso. Hummm, e eu adoro.
Mas sabe professora, eu gosto mesmo é do cheirinho da minha vovó! Ela é muito cheirosa mesmo viu.
Emanueli Vitoria Ramos dos Santos | aluno(a)
O projeto significou muito. A partir dele, ela passou a pensar muitas coisas diferente sobre a vovó. Hoje em dia ela fala que a vovó é linda, que ama muito a vovó, que a vovó faz um bolo de chocolate delicioso pra ela, faz pipoca colorida. Quando ela está em casa, ela pinta e desenha a vovó, vai na feira e sai para passear. Sem contar que, os dias que não tem creche, ela fica com a vovó e gosta de ajudar ela a fazer cueca virada, bolacha e outras coisas. Ela fala que é a ajudante da vovó. Ela ama a vovó dela e gosta muito de ficar com ela.
Patricia Cristovão dos Santos | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecer a história?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação da professora quando do contato que as crianças tiveram com a história A CASA SONOLENTA.

Objetivos

Reconhecer nas expressões e atividades realizadas pelas crianças as apropriações que elas desenvolvem e como reagem diante dos elementos que aparecem na história.

Comunidade de Aprendizagem

Irene Cristóvão dos Santos _ Vovó que fez a culinária do bolo
Catarina Lúcia Horn _ Contadora de História

Articulação com o currículo

A proposta curricular da Instituição reconhece a inteireza do cotidiano e a singularidade dos modos como as crianças se apropriam do mundo para que possam ampliar seus repertórios. Com base nesta condição, a organização do currículo se pauta nos Campos de Experiências e estes, no projeto VOVÓ, se aproximaram efetivamente, garantindo que o envolvimento, a oralidade, os movimentos, o contato como os outros, com os objetos e com o mundo ocorressem harmoniosamente. O projeto contemplou o contexto de vida das crianças e integrou ações com as famílias, garantindo a aproximação e encantamento dos pais e avós. Como prática integradora, diversas atividades foram realizadas e, nas vozes da professora Fátima, o projeto caracterizou-se com ludicidade e significatividade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e o instrumento adotado para a escolha do tema do projeto foi a observação.

Ficha Técnica
Escola
CMEI Luzia Maggi Scheffer

Turma
Mat III C

Número de alunos
19

Educadores
Fátima Rosangela da Silva Cailos

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
TDI´S:
Luluana Teixeira.
Suely S. Da Silva.
Marcia H. dos Santos Diedrich.
Coordenadora:
Marcilene Maria da Silva Engeleann

O projeto foi muito importante para o meu trabalho, pois vi que ele surge da curiosidade das crianças, das necessidades que eles apresentam. E trabalhar o tema “Vovó” foi muito gratificante pois, a cada roda de conversa, as crianças ficavam mais e mais empolgadas, sempre fazendo perguntas umas para as outras de como era a vovó do amiguinho. Assim como nestas mesmas rodas de conversas podemos descobrir que alguns de nossos pequenos já não tinham a vovó. Este foi um momento bem triste mas, ao mesmo tempo, bem proveitoso pois todos os coleguinhas se solidarizaram com o amiguinho dizendo que ele poderia chamar as vovós deles de vovó também.
No decorrer do projeto pude perceber que muitas crianças haviam mudado o seu comportamento em casa, solicitando bem mais a presença da vó.
O projeto também envolveu as famílias.