A CASINHA DO GATINHO
“ Eu gosto muito do gatinho e vou pedir para minha mãe me ajudar a fazer uma casinha para ele morar e ficar quentinho.
MATHIAS DANIEL R. CROSARA | aluno(a)
“ A Andressa chegou em casa falando toda empolgada que ela tinha feito uma atividade da casinha do gatinho de papelão, falou que o gatinho é muito fofinho e que tem que fazer uma casinha para o gatinho dela e tinha que comprar um sofazinho para colocar na casinha do gatinho e que ela ia dar o leite para o gatinho no copinho. Ela estava toda feliz e queria cuidar do bichinho.
DYANARA INGRID DA GAMA RODRIGUES (MÃE ) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a história?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da atitude de observação, atenção, cuidado e registro realizado pela professora quando da apresentação da história A BOTA DO BODE para as crianças.
Objetivos
Reconhecer as expressões que as crianças revelam, potencializando atividades que promovam a oralidade, o movimento e a espontaneidade individual e coletiva.
Comunidade de Aprendizagem
Jeanine Danusa Mayer.
Provet.
Articulação com o currículo
As práticas cotidianas desenvolvidas pela Professora Elizangela colocam as criança em contato com o universo leitor e escritor, de maneira lúdica, prazerosa e significativa, permitindo que elas se insiram em práticas sociais reais e no contexto do letramento, no qual a aquisição da leitura e da escrita é significativa para a vida.
Com esta caracterização o projeto foi potencializado e, a partir da observação dos pequenos e da realização de várias atividades foi reconhecido o tema do projeto e, com ele a realização, de forma participativa e protagonística. Com o projeto os Campos de Experiências dialogaram e os direitos de aprendizagem foram garantidos, principalmente no que diz a oralidade, movimento e espontaneidade da turma, que desenvolveu muito. Com a participação dos familiares e envolvimento da Comunidade de Aprendizagem o projeto teve uma amplitude maior e todos os dias os pais, ao deixarem as crianças com a professora, comentavam sobre as motivações dos filhos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo ocorreu de forma cuidadosa e sensível, onde todas as crianças tiveram participação, caracterizando assim, a escolha do tema como uma construção coletiva democrática.