Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A VACA O leite é retirado da tetinha da vaca
(Lorena Ferreira Leite de Souza).

Tirar leite da vaquinha é muito divertido. A gente tem que apertar para baixo para sair o leite.
(João Pedro Machado Bezerra)
Lorena Ferreira Leite de Souza e João Pedro Machado Bezerra | aluno(a)
Minha filha Lorena se entusiasma bastante com os projetos desenvolvidos no centro de educação infantil José Antenor de Oliveira. Este ano, não foi diferente. Ela sempre relatava as histórias ouvidas sobre a arca de Noé, dizia que havia aprendido que os animais foram separados de par em par, relatava sobre a importância dos animais para os seres humanos e a importância de cuidarmos bem dos mesmos.
Para mim, enquanto mãe, é gratificante pois vejo que a aprendizagem através do lúdico engradece e eleva o nível de conhecimento da minha filha, ela aprendeu músicas sobre o tema, aprendeu sobre os pares, sobre os cuidados com os animais, etc.
Acredito e afirmo que aprendizagem através de projetos é válido e gratificante”.
Fabiana Ferreira da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história A Arca de Noé?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa ocorreu através da dinamização vivencial da História A ARCA DE NOÉ.

Objetivos

Identificar os elementos presentes na história, nomeando-os e representando-os através da escrita, da oralidade e dos movimentos.

Comunidade de Aprendizagem

Veterinária Jéssica T. Trevisol
Sítio da srª Marilene ZIELINK

Articulação com o currículo

O cotidiano da Turma do Maternal III, sob a orientação da Professora Claudia e das parcerias das amorosas TDIs, tem como característica o protagonismo das crianças e, este aspecto foi a marca do projeto desenvolvido pela turma. O projeto iniciou com a intencionalidade de explorar a cultura interpretativa das crianças diante de uma apresentação vivencial de narrativa e, diante dos elementos reconhecidos pelas crianças e de um conjunto de atividades integradoras as crianças demonstraram interesse pela vaca. Com o projeto, os Campos de Experiências estabeleceram diálogo e os direitos de aprendizagem foram garantidos. As crianças partilharam suas curiosidades através dos questionamentos:
O que a vaca come?
O bezerro mama no peito?
A vaca toma banho na chuva?
Onde a vaca vive?
Por que o bezerro não tem chifre?
A partir das perguntas, foi realizado um passeio e uma roda de conversa com a veterinária Jéssica que representou prontamente a Comunidade de Aprendizagem.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dinâmica e democrática onde as crianças, mediante expressão individual expressaram o que mais chamou atenção na Expedição Investigativa.

Ficha Técnica
Escola
C.M.E.I. JOSÉ ANTENOR DE OLIVEIRA

Turma
Mat III B

Número de alunos
23

Educadores
Claudia Maria Barbosa

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
TDI’S: JAQUELINE, JOSEFA CLÁUDIA, MARIA

“Foi muito gratificante ver a alegria das crianças ao descobrirem onde vivem as vacas, o que elas comem e principalmente como é feita a retirada do leite da vaca, através da ordenha e o que podemos fazer com o leite”.