Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

TARTARUGA “As tartarugas vivem no mar. Ela come algas e alface. Tem pessoas que jogam lixo no chão que vai lá para os rios e as tartarugas pensam que as sacolas são algas daí elas comem e depois morrem”.
Lívia Florisbal Machado | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar tudo o que acontece nela?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada de forma interativa através da História O OVO.

Objetivos

Identificar os elementos vivos e não vivos nos gêneros textuais.

Comunidade de Aprendizagem

ANA MARIA SACCHO
MARIA VANESSA B. FERREIRA

Articulação com o currículo

O cotidiano da turma foi alterado com a construção do projeto. As crianças interagiram mais e, com isto, as experiências cotidianas se tornaram mais significativas pois nas atividades realizadas as crianças tinham voz e vez. Dessa forma, conseguiam produzir em seus diferentes ritmos. O projeto foi realizado de forma interdisciplinar uma vez que os Campos de Experiências dialogaram e dinamizaram vivências integradoras. Com o projeto, os direitos de aprendizagem foram consolidados e as crianças levaram o projeto para casa e para os outros espaços que frequentam. O projeto fortaleceu os conteúdos atitudinais e as crianças aprenderam muito sobre a TARTARUGA, sendo multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma dialogada e participativa, onde todas as crianças opinaram na escolha do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL CARMEN ANTONINA SCHNEIDER KAMPFF

Turma
PRÉ II-N

Número de alunos
26

Educadores
GREICILENE CRISTINA DA SILVA

Estado
Mato Grosso

Município
Sapezal

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAPEZAL

Apoiadores
ANA MARIA SACCHO
MARIA VANESSA B. FERREIRA

O projeto Tartaruga foi muito importante para a aprendizagem das crianças pois despertou a curiosidade do saber mais sobre o assunto como onde vivem, de que se alimentam, quantos anos vivem, etc.