TRÂNSITO
“ Aprendi sobre as placas de trânsito, multas e semáforo. Eu não posso andar na moto, só quando completar 7 anos. Perto da minha escola tem muitas placas de trânsito.
HUGO GABRIEL COSTA | aluno(a)
“ Meu filho de 6 anos me dá lições no trânsito, não anda mais no banco da frente, utiliza o cinto de segurança, me alerta sobre as placas e não quis mais andar de moto, disse que somente quando completar 7 anos. Parabéns, professora Renata pela iniciativa.
ANTONIO CESAR SILVA BEBIANO | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos observar o que chama nossa atenção ao assistirmos o vídeo?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através do Vídeo DE OLHO NO TRÂNSITO.
Objetivos
Identificar os sinais de trânsito praticando atitudes de cuidado e respeito.
Comunidade de Aprendizagem
• CLÁUDIO FRANCISCO DE MOURA
• EDIVALDO DE MELO ALVES
AGENTE DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Superintendência de transporte aéreo e viário / TANGARÁ DA SERRA - MT
Articulação com o currículo
O projeto TRÂNSITO movimentou a rotina da turma do Pré II e toda a escola. Desde a Expedição Investigativa até a construção do Índice Final, as crianças protagonizaram e, com riqueza nos detalhes produziam os registros e dialogavam sobre os saberes aprendidos.
O projeto integrou os Campos de Experiências e garantiu que os direitos de aprendizagem fossem consolidados. Com o projeto, a Comunidade de Aprendizagem integrou o contexto da turma e respondeu às perguntas feitas pelas crianças. Também foram realizados passeios e observações pontuais com a turma. As crianças foram desafiadas a comunicarem as regras e construírem de forma lúdica, refletindo sempre sobre o cenário em que vivem e, no modo como chegam à escola cotidianamente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e contou com a efetiva votação de todas as crianças.