FORMIGA
“ Eu aprendi que formiga não come doce, elas se alimentam dos fungos. O formigueiro é organizado e a Rainha bota ovos. Elas são muito organizadas, andam em filas.
LUÍS OTAVIO RODRIGUES DA SILVA | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da História NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM.
Objetivos
Identificar a diversidade de seres vivos e suas formas de vida.
Comunidade de Aprendizagem
SILVIA CECAGNO GUCHERT _ PROFESSORA DE CIÊNCIAS – SEMEC (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA)
Articulação com o currículo
A proposta curricular da instituição preza pelo reconhecimento da criança como um ser social. Enquanto concepção, este ser precisa de situações, espaços e objetos que lhe permitem observar, explorar, reconhecer e interagir. Sendo assim, o projeto FORMIGAS contemplou estes e outros aspectos. O projeto integrou os Campos de Experiências e fez da escola um local apreciado pelas crianças onde aquelas que faltavam passaram a frequentar assiduamente porque o projeto era de todos. Com o projeto, as crianças desenvolveram a arte de perguntar e, sob esta habilidade as questões delas seguem:
Tem formiga colorida?
Formiga tem filhos?
Formiga come cebolas?
Formiga come carne?
Qual a cor da formiga?
Ela mora no formigueiro?
Tem duas cabeças?
Tem lente?
Por que ela morde?
Por que morde dolorido?
Por que come muito doce?
Ela corta só folhas?
Como é o formigueiro por dentro?
Ela come fruta?
Formiga tem família?
Com as questões, a Comunidade de Aprendizagem foi convidada para uma roda de conversa.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e contou com a participação de todas as crianças da turma.