PÁSSAROS
“ O nosso projeto começou com o tema “as três partes” que eram três figuras geométricas que dava para formar várias figuras como: vaso de flor, barco, peixe, pássaro, casa, entre outros. Tivemos várias atividades, principalmente de português e artes durante o projeto. Desenhamos, pintamos, recortamos, colamos, conversamos e nos divertimos também. No final de todas as atividades, fizemos uma votação para escolher um tema para estudarmos depois. O tema vencedor foi "Os Pássaros", porque gostamos mais de montar a figura do pássaro e foi o mais bonito.
Foi muito bom tudo que fizemos no projeto e aprendemos muito sobre os pássaros com a professora e bióloga Franciele que deu uma aula sobre as aves e pássaros. Conversamos bastante e tiramos nossas dúvidas. Nós não sabíamos quase nada sobre eles. Agora, sabemos quase tudo. Gostei muito do projeto e quero que tenhamos outros projetos.
Alana vitória Brito Nogueira e Maria Clara Gonçalves Duarte | aluno(a)
“ O que eu vi foi que as crianças se entregaram nas atividades, porque foram diferentes e divertidas e quando chegavam em casa contavam com entusiasmo o que tinha feito na escola. Na palestra da bióloga as dúvidas sobre os pássaros foram esclarecidas e nunca serão esquecidas por eles.
Aclécia | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que ela nos ensina?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da História AS TRÊS PARTES.
Objetivos
Compreender as transformações que ocorrem no ambiente e nos seres vivos.
Comunidade de Aprendizagem
Franciele do Nascimento (Bióloga)
Articulação com o currículo
O projeto desenvolvido pela turma do 4° ano B foi um sucesso. Nas vozes da professora e das crianças, queriam mais tempo para desenvolver outras atividades porque, depois que o mesmo iniciou, a turma se transformou em um grupo participativo, responsável e dinâmico. Com o projeto, as crianças realizaram muitas pesquisas, atividades diversificadas e, de forma interdisciplinar entenderam a estrutura do currículo que passou a ser visualizado de maneira prazerosa, sem aquela composição fragmentada das disciplinas. As próprias crianças revelaram que o assunto era PÁSSAROS. Com o tema, puderam aprender muito e desenvolver as habilidades de leitura, escrita, cálculo e interpretação inerentes à matriz curricular. Para auxiliar nos questionamentos, a Comunidade de Aprendizagem foi convidada para uma roda de conversa onde a professora e a bióloga se surpreenderam com a participação, disciplina e questionamentos das crianças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática. Todas as crianças participaram ativamente da escolha do tema que ocorreu mediante votação secreta.