Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

PÁSSAROS O nosso projeto começou com o tema “as três partes” que eram três figuras geométricas que dava para formar várias figuras como: vaso de flor, barco, peixe, pássaro, casa, entre outros. Tivemos várias atividades, principalmente de português e artes durante o projeto. Desenhamos, pintamos, recortamos, colamos, conversamos e nos divertimos também. No final de todas as atividades, fizemos uma votação para escolher um tema para estudarmos depois. O tema vencedor foi "Os Pássaros", porque gostamos mais de montar a figura do pássaro e foi o mais bonito.
Foi muito bom tudo que fizemos no projeto e aprendemos muito sobre os pássaros com a professora e bióloga Franciele que deu uma aula sobre as aves e pássaros. Conversamos bastante e tiramos nossas dúvidas. Nós não sabíamos quase nada sobre eles. Agora, sabemos quase tudo. Gostei muito do projeto e quero que tenhamos outros projetos.
Alana vitória Brito Nogueira e Maria Clara Gonçalves Duarte | aluno(a)
O que eu vi foi que as crianças se entregaram nas atividades, porque foram diferentes e divertidas e quando chegavam em casa contavam com entusiasmo o que tinha feito na escola. Na palestra da bióloga as dúvidas sobre os pássaros foram esclarecidas e nunca serão esquecidas por eles.
Aclécia | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar o que ela nos ensina?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da História AS TRÊS PARTES.

Objetivos

Compreender as transformações que ocorrem no ambiente e nos seres vivos.

Comunidade de Aprendizagem

Franciele do Nascimento (Bióloga)

Articulação com o currículo

O projeto desenvolvido pela turma do 4° ano B foi um sucesso. Nas vozes da professora e das crianças, queriam mais tempo para desenvolver outras atividades porque, depois que o mesmo iniciou, a turma se transformou em um grupo participativo, responsável e dinâmico. Com o projeto, as crianças realizaram muitas pesquisas, atividades diversificadas e, de forma interdisciplinar entenderam a estrutura do currículo que passou a ser visualizado de maneira prazerosa, sem aquela composição fragmentada das disciplinas. As próprias crianças revelaram que o assunto era PÁSSAROS. Com o tema, puderam aprender muito e desenvolver as habilidades de leitura, escrita, cálculo e interpretação inerentes à matriz curricular. Para auxiliar nos questionamentos, a Comunidade de Aprendizagem foi convidada para uma roda de conversa onde a professora e a bióloga se surpreenderam com a participação, disciplina e questionamentos das crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática. Todas as crianças participaram ativamente da escolha do tema que ocorreu mediante votação secreta.

Ficha Técnica
Escola
CME Fausto Eugênio Masson

Turma
4° ano B

Número de alunos
28

Educadores
Cleonice Gonçalves Rocha

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
Marta Regina dos Santos
Paula Correia Franchini Brito
Weila Fernanda Fonseca dos Reis Souza

Eu fiquei encantada com o que aconteceu no decorrer dos projetos.
Quanta entrega e dedicação!
Muitos alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem desenvolveram todas as atividades com prazer e obediência. Foi muito gratificante e prazeroso para eles e para mim também que vi no desenvolvimento de cada atividade a interação entres os alunos, a criatividade e a vontade de aprender. Nesse período, os alunos não faltaram às aulas. Foi mesmo gratificante e prazeroso.