As tartarugas
“ Eu gostei muito da história que a professora contou que chamava barquinho de papel. Na história, tinha animais como: o peixinho, a cobra e a tartaruga. Gostei muito de fazer as atividades porque eu pintei, desenhei, recortei, colei e aprendi a escrever palavras com B e também a encontrar palavras nas revistas e jornal. Fizemos barquinhos de dobraduras de jornal e também barcos grandes de papelão. Escrevemos as coisas que usamos para fazer um bolo e com a receita de bolo a professora fez um bolo de verdade na sala, nós comemos e estava muito gostoso. O bolo foi de chocolate. Eu gostei mais ainda de ir no passeio no bosque ver os animais e brincar no parquinho com meus colegas, mas choveu um pouco e não deu pra andar muito. Eu aprendi muito sobre os animais. Agora, o que mais gostei de saber foi sobre as tartarugas.
Sibelly Aline Borges de Carvalho | aluno(a)
“ Foi muito bom ver minha filha falar com entusiasmo sobre as atividades do projeto. Ela não queria faltar nenhum dia. Fez amizades com os outros coleguinhas que antes tinha receios de se aproximar. Começou a desenvolver as atividades escolar com mais facilidade.
Aline Borges de Carvalho | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história do barquinho de papel?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da História BARQUINHO DE PAPEL.
Objetivos
Comunicar de diferentes formas o pensamento e as situações vivenciadas e interpretadas a partir dos gêneros textuais.
Comunidade de Aprendizagem
Franciele do Nascimento (Bióloga)
Articulação com o currículo
As práticas pedagógicas no início da escolarização necessitam de um olhar atencioso pois as crianças recebem informações variadas em todos os lugares. As crianças na primeira fase do processo de alfabetização precisam ser incentivadas cotidianamente a construírem significados para as produções que desenvolvem. Com o projeto as crianças foram motivadas e com isto melhoraram o desempenho, desenvolveram as atividades com êxito e criaram situações investigativas. O projeto contemplou uma dinâmica interdisciplinar e, a partir do tema, provocou a socialização coletiva, onde cada criança revelou os saberes relacionados ao tema. Neste sentido, as práticas curriculares deram espaço para as vozes das crianças e para a participação da Comunidade de Aprendizagem que muito contribuiu para a construção dos conhecimentos da turma.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma participativa, onde todas as crianças opinaram na escolha do tema do projeto.