O bolo
“ O bolo da Helena foi de chocolate com recheio de morango. Ela relatou que colocou os ovos, ajudou a vovó a mexer a massa e acrescentou farinha. E disse que foi muito legal fazer o bolo. Que colocou pra esquentar (o forno) e depois deixou esfriar. E disse que o bolo dela ficou uma delícia.
Helena de Lara Manenti | aluno(a)
“ Bom, em primeiro lugar queremos dar os parabéns às professoras pelo lindo projeto e falar que o João Antônio amou participar e ajudou mesmo a fazer o bolo, colocando os ingredientes.
Com esse projeto, percebemos a importância pra ele em fazer parte da elaboração do bolo. Hoje observamos a mudança do João Antônio na cozinha. Ele pergunta, questiona as diferenças entre os alimentos, quantidade dos mesmos, gosta de participar e ver a mudança nas refeições.
Então, esse projeto significou muito pra nossa família, porque estamos acompanhando as mudanças no João Antônio, o raciocínio, o desenvolvimento dele nas atividades e no comportamento também, já é um homenzinho e quer fazer tudo sozinho.
Eliane Lanzarin ( Mãe) | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar tudo o que acontece nela?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu através da História A CASA FEIA.
Objetivos
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita.
Comunidade de Aprendizagem
Marcilene M° da Silva Engelmann
Articulação com o currículo
As práticas cotidianas desenvolvidas com as crianças da turma evidenciam uma preocupação constante com EDUCAR E CUIDAR as crianças. Neste sentido, a expedição investigativa foi potencializada e, com ela, as atividades contextualizas foram desenvolvidas até a escolha do tema do projeto. Com o tema escolhido, a turma se transformou. Todas as crianças participaram assídua e efetivamente e, revelaram com tranquilidade seus saberes e curiosidades sobre O BOLO. Com o apoio da Comunidade de Aprendizagem, as perguntas que seguem foram respondidas através de ações concretas e saborosas.
Quais os sabores de bolos?
Como se faz um bolo?
Quais são os bolos preferidos dos colegas?
Com o projeto, as famílias se tornaram mais abertas ao diálogo com a instituição e, mais próximas da realidade dos filhos, pois o projeto foi até os lares e movimentou a vida das crianças em casa também.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde todas as crianças participaram da escolha do tema e das atividades desenvolvidas.