Urso
“ Gostei do projeto, porque a gente aprende bastante coisa legal.
É divertido, a gente interage, troca ideias e aprende sobre os animais.
Nossa turma aprendeu sobre o urso.
Kauane Beatriz Mathias dos Santos | aluno(a)
“ Minha filha falou muito bem do projeto e, acredito que este projeto seja bom, pois envolve eles em trabalhos diferenciados. Eles aprendem sobre outras coisas e podem explorar temas fora da escola que tragam a eles mais conhecimento. Acho bom este projeto.
Mãe da Kauane | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer VIVIANA, A RAINHA DO PIJAMA?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da História VIVIANA, A RAINHA DO PIJAMA.
Objetivos
Identificar os diferentes elementos presentes nos gêneros textuais.
Comunidade de Aprendizagem
Erick Tanizaki (Veterinário)
Franciele do Nascimento (Bióloga)
Articulação com o currículo
O cotidiano escolar é revelador de diferentes etapas e, com elas, a descobertas que as crianças fazem quando estabelecem o contato com os objetos do conhecimento. Considerando a criança como protagonista e, como conhecedora do mundo, o projeto URSO, deu espaço para a criatividade, o imaginário, trocas de saberes e significação da leitura. Junto à Comunidade de Aprendizagem, as perguntas que seguem foram aprendidas:
Os ursos cuidam dos filhotes e até quando?
Quantos anos vivem?
Por que dormem durante o inverno?
Quanto tempo dura a gestação dos ursos?
Os ursinhos mamam?
Eles nascem com os dentinhos?
Até que tamanho eles crescem?
De modo interdisciplinar as experiências curriculares aconteceram e as crianças tiveram seus direitos de aprendizagem garantidos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e com entusiasmo. Todas as crianças por unanimidade escolheram o URSO como tema do projeto.