Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Borboleta Eu gostei muito da parte da história da borboleta que falava sobre uma menina que não podia ver, mas ela podia sentir com coração. Ela queria ser bailarina mais a mãe a levou para dançar balé e quando ela dançava ela se sentia como uma borboleta. Ela fez muitas amizades no balé. As amigas da menina colocaram borboletas na mão da Marcele e ela soprou e as borboletas voaram eu gostei da história da Marcele ensinou que tenho que cuidar mais das minhas amigas em especial a coleguinha Isabelly que também é especial. Com o projeto aprendi a entender minha amiga Isabelly e a ser mais amiga dela.
Gabrielly Leal de Souza Taques | aluno(a)
Eu achei que minha filha se desenvolveu muito em todos os sentidos tanto na leitura quanto na escrita e em todas as atividades do projeto.
Ela está muito mais dedicada. No começo ela teve muitas dificuldades na escola mas com a dedicação e compreensão e muitas conversas tanto na sala quanto em casa ela nos surpreendeu com a dedicação de cada atividade e, posso dizer que foi com o projeto borboleta que minha filha melhorou muito.
Hellen Caroline Leal da Silva | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?

Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da história A FELICIDADE DAS BORBOLETAS.

Objetivos

Adotar cuidados básicos com pequenos animais.

Comunidade de Aprendizagem

Franciele do Nascimento (Bióloga)

Articulação com o currículo

O universo de desenvolvimento das crianças no Ensino Fundamental é muito amplo e, as vivências pedagógicas requerem a utilização de diferentes dispositivos didáticos que permitam o protagonismo das crianças e que, possibilitem a construção de suas experiências de forma significativa. Neste sentido, as situações cotidianas que caracterizaram a proposta curricular incentivaram às atitudes de curiosidade, respeito à diversidade, compreensão de informações e apreço às diversas formas de vida existentes. Com o projeto, foi possível contemplar as caracterizações do currículo, garantir os direitos de aprendizagem e articular as práticas interdisciplinarmente. Com foco nas Ciências Naturais e com o diálogo sendo o alicerce da realidade, o projeto aproximou as disciplinas e contribuiu para a aprendizagem efetiva das crianças que questionavam sobre:
Se a borboleta sentir frio ela pode morrer?
As borboletas tem olhos?
Se as borboletas perderem uma asinha elas morrem?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e muito significativa com a participação de todas as crianças da turma na votação do tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CME Fausto Eugênio Masson

Turma
3 ano B

Número de alunos
30

Educadores
Luciane dos Santos Rosa

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
Fátima Brito
Sulineidy Dallabona
Paula Correia Franchini Brito
Weila Fernanda Fonseca dos Reis Souza

O Programa A União Faz a Vida me proporcionou uma nova metodologia de trabalho a qual eu encarei como um desafio para a minha prática pedagógica, um novo olhar para as minhas práticas pedagógicas.
Trabalhando com o Programa A União Faz a Vida pude ver a criança sendo o próprio a autor de seus trabalhos e de sua aprendizagem, foi gratificante poder trabalhar com esta metodologia, dar liberdade da criança expressar, o que sabe o que pensa sem medo de ser repreendida.