Borboleta
“ Eu gostei muito da parte da história da borboleta que falava sobre uma menina que não podia ver, mas ela podia sentir com coração. Ela queria ser bailarina mais a mãe a levou para dançar balé e quando ela dançava ela se sentia como uma borboleta. Ela fez muitas amizades no balé. As amigas da menina colocaram borboletas na mão da Marcele e ela soprou e as borboletas voaram eu gostei da história da Marcele ensinou que tenho que cuidar mais das minhas amigas em especial a coleguinha Isabelly que também é especial. Com o projeto aprendi a entender minha amiga Isabelly e a ser mais amiga dela.
Gabrielly Leal de Souza Taques | aluno(a)
“ Eu achei que minha filha se desenvolveu muito em todos os sentidos tanto na leitura quanto na escrita e em todas as atividades do projeto.
Ela está muito mais dedicada. No começo ela teve muitas dificuldades na escola mas com a dedicação e compreensão e muitas conversas tanto na sala quanto em casa ela nos surpreendeu com a dedicação de cada atividade e, posso dizer que foi com o projeto borboleta que minha filha melhorou muito.
Hellen Caroline Leal da Silva | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi realizada através da história A FELICIDADE DAS BORBOLETAS.
Objetivos
Adotar cuidados básicos com pequenos animais.
Comunidade de Aprendizagem
Franciele do Nascimento (Bióloga)
Articulação com o currículo
O universo de desenvolvimento das crianças no Ensino Fundamental é muito amplo e, as vivências pedagógicas requerem a utilização de diferentes dispositivos didáticos que permitam o protagonismo das crianças e que, possibilitem a construção de suas experiências de forma significativa. Neste sentido, as situações cotidianas que caracterizaram a proposta curricular incentivaram às atitudes de curiosidade, respeito à diversidade, compreensão de informações e apreço às diversas formas de vida existentes. Com o projeto, foi possível contemplar as caracterizações do currículo, garantir os direitos de aprendizagem e articular as práticas interdisciplinarmente. Com foco nas Ciências Naturais e com o diálogo sendo o alicerce da realidade, o projeto aproximou as disciplinas e contribuiu para a aprendizagem efetiva das crianças que questionavam sobre:
Se a borboleta sentir frio ela pode morrer?
As borboletas tem olhos?
Se as borboletas perderem uma asinha elas morrem?
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática e muito significativa com a participação de todas as crianças da turma na votação do tema do projeto.