TUBARÃO
                                                                	“ Eu achei a história da escolinha do mar legal e linda, porque conta a história de um tubarão bravo, eu também gostei dos cavalos marinhos que puxavam o ônibus da escola do mar. A dona ostra ficou muito triste quando o tubarão roubou a ostra dela.                                    
                                     Menino | aluno(a) 
                                                                	“ Eu achei muito importante falar sobre a escolinha do mar, pois as crianças aproveitaram vários materiais que seriam desperdiçados para fazer os trabalhos e também aprenderam a história do mar, os animais que vivem no mar e como é a água do mar. Eu gostei muito do aquário feito pela turma, com os animais marinhos feitos de massinha, foi tudo muito bom.                                    
                                     Mãe | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Vamos conhecer a história e observar o que ela nos ensina?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 A História A ESCOLINHA DO MAR foi utilizada pela Professora Franciele como Expedição Investigativa. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Recontar a história e representa-la por meio de indicações variadas de registro. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 Franciele do Nascimento (Bióloga) 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 É por meio da observação que o professor conhece cada criança, reconhece seus conhecimentos, identifica seus interesses e suas motivações e, assim vislumbra potenciais aprendizagens. Com este entendimento e, identificando as especificidades da turma, a professora convidou as crianças para realizarem a Expedição Investigativa, e, consequentemente, o projeto surgiu a partir do que as crianças mais apreciaram. O projeto foi desenvolvido com dinamismo e de forma interdisciplinar aproximou os Campos de Experiências. As crianças aprenderam sobre o TUBARÃO e, junto à Comunidade de Aprendizagem socializaram as perguntas que tinham partilhado na construção do Índice Formativo.  O projeto promoveu aprendizagens significativas e a consolidação dos direitos relacionados aos Campos (Oralidade e escrita) e ( Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações). 
                                    
                                                                        Processo Assemblear / Conselho de Grupo
                                    
 O processo assemblear ocorreu de forma democrática através de registro que legitimou a votação do tema do projeto.