TUBARÃO
“ Eu achei a história da escolinha do mar legal e linda, porque conta a história de um tubarão bravo, eu também gostei dos cavalos marinhos que puxavam o ônibus da escola do mar. A dona ostra ficou muito triste quando o tubarão roubou a ostra dela.
Menino | aluno(a)
“ Eu achei muito importante falar sobre a escolinha do mar, pois as crianças aproveitaram vários materiais que seriam desperdiçados para fazer os trabalhos e também aprenderam a história do mar, os animais que vivem no mar e como é a água do mar. Eu gostei muito do aquário feito pela turma, com os animais marinhos feitos de massinha, foi tudo muito bom.
Mãe | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que ela nos ensina?
Expedição Investigativa
A História A ESCOLINHA DO MAR foi utilizada pela Professora Franciele como Expedição Investigativa.
Objetivos
Recontar a história e representa-la por meio de indicações variadas de registro.
Comunidade de Aprendizagem
Franciele do Nascimento (Bióloga)
Articulação com o currículo
É por meio da observação que o professor conhece cada criança, reconhece seus conhecimentos, identifica seus interesses e suas motivações e, assim vislumbra potenciais aprendizagens. Com este entendimento e, identificando as especificidades da turma, a professora convidou as crianças para realizarem a Expedição Investigativa, e, consequentemente, o projeto surgiu a partir do que as crianças mais apreciaram. O projeto foi desenvolvido com dinamismo e de forma interdisciplinar aproximou os Campos de Experiências. As crianças aprenderam sobre o TUBARÃO e, junto à Comunidade de Aprendizagem socializaram as perguntas que tinham partilhado na construção do Índice Formativo. O projeto promoveu aprendizagens significativas e a consolidação dos direitos relacionados aos Campos (Oralidade e escrita) e ( Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações).
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática através de registro que legitimou a votação do tema do projeto.