Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CACHORRO Gostei muito de aprender sobre a coruja e também sobre outros animais que vimos na nossa história. Gostei de todos os desenhos que fiz foi tudo muito legal. E também quando a veterinária veio na nossa sala e falou sobre os animais que temos em nossa casa.
Sophia Bernardo Dias | aluno(a)
Como mãe pude perceber que esse programa é muito importante para nossa escola, pois as crianças puderam aprender mais e melhor oque se é ensinado tanto na escola como em casa, principalmente com a visita da profissional que veio somar com o que a professora já estava ensinando. Despertou ainda mais a curiosidade deles em aprender.
Mônica Bernardo Rosa Dias | responsável
Pergunta Exploratória

Vamos conhecer o livro Bicholetra?

Expedição Investigativa

A Expedição investigativa foi realizada através do Livro BICHOLETRA.

Objetivos

Valorizar a vida em sua diversidade, respeitando e cuidando de todas as espécies de seres vivos.

Comunidade de Aprendizagem

Veterinária Maria Luísa Paro Otton

Articulação com o currículo

O processo de alfabetização incorpora habilidades relacionadas à leitura, oralidade e escrita e, com a preocupação voltada para a aprendizagem das crianças o projeto foi potencializado. Com foco na construção dos saberes e, com o entendimento de que as crianças protagonizam em todas as etapas do projeto, as vivências curriculares foram se constituindo e com o tema CACHORRO, muitas descobertas também ocorreram. O projeto, oportunizou trocas de saberes entre as crianças e, nos Índices surgiram evidências de que as crianças conhecem muito e, muitas vezes, mais do que os adultos. Sobre o tema, muitas questões foram partilhadas pelas crianças e, didaticamente trabalhadas pela professora, que buscou, junto à Comunidade de Aprendizagem, apoio para responder as curiosidades da turma. De forma integradora, o projeto contribuiu para com o relacionamento na turma, para a aproximação dos pais nas ações escolares, revelando que as práticas necessitam ter sentido para as crianças.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática e muito dinâmica. As crianças se empolgaram com a expedição e, com as atividades desenvolvidas, atuando na escolha do tema com êxito, defendendo seus interesses.

Ficha Técnica
Escola
CME Fausto Eugênio Masson

Turma
1 ano A

Número de alunos
26

Educadores
Sirlene Gomes da Silva Salvador

Estado
Mato Grosso

Município
Tangará da Serra

Cooperativa
SICREDI SUDOESTE MT/PA

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TANGARA DA SERRA

Apoiadores
Paula Correia Franchini Brito
Weila Fernanda Fonseca dos Reis Souza
Fátima Brito
Sulineidy Dallabona

Diante da experiência que tive com este programa durante este ano posso dizer que ele traz em seus projetos desenvolvidos pelas crianças, professores e comunidade a construção de um novo conhecimento através de uma nova metodologia de trabalho em sala de aula. Trabalho este que desperta na criança a curiosidade e o desejo de aprender sobre o tema em estudo, foi muito prazeroso poder aprender junto com as crianças. Através das visitas recebidas falando sobre os temas escolhidos pelas crianças, veio ampliar também meu conhecimento. Foi muito gratificante desenvolver a metodologia do PUFV.