Metamorfose - Transformações sociais “Sementes do bem”
Pergunta Exploratória
Observando a natureza, o que sofre metamorfose?
Expedição Investigativa
Os alunos, juntamente com a família irão observar atentamente na natureza entre animais, plantas e sementes o que sofre metamorfose e como ela acontece, registrando através de relatório, fotos e desenhos. Em um segundo momento, os alunos, em sala de aula irão compartilhar seus saberes com os colegas através de um seminário. Após esse processo, as professoras, através de uma roda de conversa com os mesmos, observaram que como o universo da metamorfose é muito amplo, optaram pelo das plantas, o qual será o eixo inicial para o estudo das transformações sociais.
Objetivos
Observar, conhecer e valorizar a natureza, o ambiente em que vivemos, conhecendo o ciclo de vida de uma planta, seu processo de germinação, percebendo as diversas transformações por que passam os seres vivos, em especial o ser humano e a própria sociedade, em suas diversas mudanças ao longo do tempo e da história.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias, alunos, professores.
Articulação com o currículo
Natureza e Sociedade foram mais focadas com este projeto, sem deixar de discorrer aprendizagens com os demais eixos, pois todos são necessários para a formação plena. Com este procuramos: -Proporcionar momentos de investigação e descobertas. Acompanhar por meio de observação o processo da metamorfose (germinação da semente) -Desenvolver a imaginação e a oralidade através de diversos textos. Entrevista com avós, pais, irmãos sobre transformações ocorridas com o tempo na sociedade. Confecção de um painel com resumo (entrevistas), observando as transformações ocorridas na sociedade no decorrer da vida dos entrevistados confrontando-as com os dias atuais. Concomitante ao presente projeto foram desenvolvidas atividades relacionadas ao projeto da escola “ Menino do Dedo Verde”. Confecção de paródia e construção da árvore das poesias, sobre os ensinamentos trazidos por Tistu (Menino do Dedo Verde), o qual nos ensina a semear com esperança e colher com alegria.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática. As crianças realizaram a expedição e, através de diferentes atividades, foram convidados a votarem no tema do projeto. Eles também foram sempre opinando e acatando a opinião da maioria para definir as etapas do projeto, bem como sua sequenciação. Dúvidas foram variadas, e neste espaço as ideias e ações foram surgindo para responder aos questionamentos.