Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Metamorfose - Transformações sociais “Sementes do bem”
Pergunta Exploratória

Observando a natureza, o que sofre metamorfose?

Expedição Investigativa

Os alunos, juntamente com a família irão observar atentamente na natureza entre animais, plantas e sementes o que sofre metamorfose e como ela acontece, registrando através de relatório, fotos e desenhos. Em um segundo momento, os alunos, em sala de aula irão compartilhar seus saberes com os colegas através de um seminário. Após esse processo, as professoras, através de uma roda de conversa com os mesmos, observaram que como o universo da metamorfose é muito amplo, optaram pelo das plantas, o qual será o eixo inicial para o estudo das transformações sociais.

Objetivos

Observar, conhecer e valorizar a natureza, o ambiente em que vivemos, conhecendo o ciclo de vida de uma planta, seu processo de germinação, percebendo as diversas transformações por que passam os seres vivos, em especial o ser humano e a própria sociedade, em suas diversas mudanças ao longo do tempo e da história.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias, alunos, professores.

Articulação com o currículo

Natureza e Sociedade foram mais focadas com este projeto, sem deixar de discorrer aprendizagens com os demais eixos, pois todos são necessários para a formação plena. Com este procuramos: -Proporcionar momentos de investigação e descobertas. Acompanhar por meio de observação o processo da metamorfose (germinação da semente) -Desenvolver a imaginação e a oralidade através de diversos textos. Entrevista com avós, pais, irmãos sobre transformações ocorridas com o tempo na sociedade. Confecção de um painel com resumo (entrevistas), observando as transformações ocorridas na sociedade no decorrer da vida dos entrevistados confrontando-as com os dias atuais. Concomitante ao presente projeto foram desenvolvidas atividades relacionadas ao projeto da escola “ Menino do Dedo Verde”. Confecção de paródia e construção da árvore das poesias, sobre os ensinamentos trazidos por Tistu (Menino do Dedo Verde), o qual nos ensina a semear com esperança e colher com alegria.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear ocorreu de forma democrática. As crianças realizaram a expedição e, através de diferentes atividades, foram convidados a votarem no tema do projeto. Eles também foram sempre opinando e acatando a opinião da maioria para definir as etapas do projeto, bem como sua sequenciação. Dúvidas foram variadas, e neste espaço as ideias e ações foram surgindo para responder aos questionamentos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz.

Diretor
Carina Baccin Mezzaroba

Turma
5º Ano A e B

Número de alunos
36

Educadores
Clenir Cardoso; Marlei Nodari Possa e Rejane Fátima Nava

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Emater, comunidade escolar, equipe diretiva.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Ivonei Fabiano Grolli
Qualquer sociedade não permanece a mesma por muito tempo. No transcorrer do tempo, ocorrem inúmeras mudanças em variadas épocas. Muitas destas transformações são imperceptíveis, mas entendo que a escola é um espaço para trabalhar essas mudanças. O presente projeto contribuiu muito em relação a questões relacionadas as “metamorfoses” dos seres vivos e da sociedade propriamente dita, foi incrível a motivação na realização das atividades propostas por parte das crianças que com certeza levarão para a sua vida”
Clenir Cardoso, Marlei Nodari Possa e Rejane Fátima Nava | Professor(a)