Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As Fases da Banana A realização deste projeto proporcionou uma aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. As crianças aproveitaram a expedição investigativa ao máximo e puderam conhecer as frutas e como ela é produzida diretamente do pé as quais não conheciam. Acredito que esta experiência para nossas crianças veem somar no aprendizado. O passeio foi muito bom, as crianças puderam entrar em contato com as frutas que não conheciam. Puderam pegá-las e até mesmo saber os nomesde cada uma delas, enquanto em casa elas tem contato apenas com o que compramos no mercado. Percebi que foi alegria para eles pois além de conhecer alimentos desconhecidos, conheceram lugares diferentes.
Simone P. Ceccatto. | responsável
Pergunta Exploratória

De onde vem as Frutas e qual a importância da banana em nossa alimentação?

Expedição Investigativa

Em primeiro momento, a expedição investigativa foi realizado no pátio do CMEI, onde montamos um pomar com algumas variedades de frutas, no qual as crianças observaram, tocaram e exploraram o ambiente, de forma geral. A partir desta experiência, foram levantadas questionamentos sobre alimentação saudável, entre todas as frutas apresentadas demonstraram maior interesse pelas bananas.
Em outro momento levamos os alunos na chácara do Sr. Victor Tissiane para conhecer um plantio de bananas. As crianças foram acompanhadas pelos professores regentes e seus colaboradores.
O Sr. Victor mostrou para as crianças as fases das bananas, iniciando pela muda, como acontece o plantio dessa muda e como produz a fruta. Iniciando o seu desenvolvimento do umbigo do cacho até chegar na fase da banana madura.

Objetivos

Objetivo é promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a construção de hábitos e métodos para uma boa qualidade de vida, mostrar a importância das frutas e os benefícios da banana em nossa saúde.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade Escolar contribuiu na organização e no desenvolvimento do projeto, com a participação dos professores do CMEI e o Sr Victor Tissiane que cedeu a chácara onde foi realizado a expedição investigativa, conhecendo um plantio de bananas e seu desenvolvimento, da muda até a fase final de produção, sendo esta, pronta para o consumo.

Articulação com o currículo

Eixo: Campo de Experiência: Espaço, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações.
Órgãos do Sentidos.
Higiene das Frutas, especialmente as bananas, e alimentação saudável por meio das frutas.
Origem, semelhanças e conservação das bananas, sabores meio ambiente e nutrição.
Na matemática trabalhamos cores formas geométricas quantidades e tamanho.
Eixo Corpo e Movimento - corpo, espaço, interação, texturas, ritmos, sons, expressão facial e corporal, movimento, brincadeiras dirigidas, dança, ritmo lento e acelerado.
Linguagem oral: Roda de conversa, leitura de historinhas, filme, narração de fatos, leitura de Imagens.
Artes Visuais: Trabalhar coordenação motora ampla e fina, montar painéis com as atividades, utilizando massa de modelar, pintura, colagem, recortes, desenho e textura.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Pingo de Gente

Turma
Maternal II E

Número de alunos
18

Educadores
Maria de Fatima Furlan Furlan e Maria das Graças dos Santos

Estado
Paraná

Município
Formosa do Oeste

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FORMOSA DO OESTE

Apoiadores
Madalena, Taiane, Valdineia, Rafaela, Arlene, Luzia, Beta, Catia e Victor Tissiane.

“Foi colocado em prática o desenvolvimento do projeto no qual foram levados aos alunos para fazer observações de várias plantas com enfoque nas “BANANAS” na chácara do Sr Victor Tissiane, onde a investigação de questionamentos das fases da bananas. Quando os professores traça uma meta num trabalho mais prazerosoe de uma forma mais concreta para sua aprendizagem. Através do projeto desenvolvido foi trabalhado em sala diversas atividades envolvendo o tema do projeto”.