Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As plantas como seres vivos
Pergunta Exploratória

As plantas também são seres vivos?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição na praça da igreja, onde existem várias árvores de qualidades e tamanhos diferentes. Observarmos e comparamos a diferença entre cada uma delas, tamanho do tronco, altura, características do tronco, como textura, tamanho das folhas, entre outros.

Objetivos

Observar e reconhecer as partes das plantas e suas funções, em busca de compreender o ciclo de vida das plantas e como elas vivem.

Comunidade de Aprendizagem

nd

Articulação com o currículo

Matemática: altura, tempo de floração e frutificação das espécies de plantas citadas no projeto.
Artes: Formas e cores.
Ciências: Estudo de partes das plantas.
Realizamos experiências, em sala, para comprovar como os seres vivos e as plantas necessitam de cuidados para viver. Fizemos atividades que abordassem o conteúdo de ciências para conhecer e distinguir as suas partes e qual suas funções específicas. No conteúdo de artes, estudamos as suas cores e formato e em matemática sua altura, tempo de vida, período de floração e frutificação.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Arco Iris

Turma
Infantil 4B

Número de alunos
16

Educadores
Suzana Cesco de Lima

Estado
Paraná

Município
Formosa do Oeste

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FORMOSA DO OESTE

Apoiadores
nd

Depoimento da professora:
“Optei por um projeto voltado para o meio ambiente, pois venho desde algum tempo observando como as crianças vem se interessando por coisas cada vez mais tecnológicas, e se esquecendo de quão gostoso é brincar ao ar livre. Estar em contato com plantas e o que elas tem a nos oferecer. Sentir o prazer do ar limpo e da brisa refrescante a sombra de uma árvore num dia de calor”.