Alimentação Saudável
Pergunta Exploratória
Como as verduras e legumes chegaram ao nosso prato e porque comê-las?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em alguns lugares que proporcionaram expandir o conhecimento dos alunos. Em primeiro momento visitamos a feira dos produtores locais questionando-os sobre curiosidades iniciais. No segundo momento, visitamos uma horta em um sítio com o sistema hidropônica, e uma segunda horta com o plantio no solo. Assim, as visitas agregaram subsídios que permitiram conhecer e comparar os dois sistemas de plantios diferenciados. Foi propiciado aos alunos, realizar visita, também, à compra direta e o recebimento das verduras na escola.
Objetivos
O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimento sobre os legumes e verduras, tendo em vista a importância de se ter hábitos saudáveis por meio do consumo desses alimentos produzidos na horta e que são muito importantes para o desenvolvimento nutricional infantil.
Comunidade de Aprendizagem
Apoio da comunidade escolar nas expedições, receptividade e acolhimento dos apoiadores, contribuindo para organização do desenvolvimento do projeto, dando suporte e orientação aos alunos sobre as técnicas de plantio e cultivo utilizados por eles. Apoio de profissional especializado da saúde, com a nutricionista da Secretaria de Educação do município Joseane Pereira em roda de conversa. Doação de galões recicláveis, do pátio de máquinas da prefeitura, e mão de obra para a construção da horta pelo apoiador Emerson Ceccatto.
Articulação com o currículo
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
SABERES E CONHECIMENTOS: Alimentação saudável.
• Roda de conversa sobre as características específicas dos legumes e hortaliças, apontando o processo desde o plantio até a colheita, e o sistema de chegada ao nosso prato.
• Musicalização que envolvendo a temática alimentação saudável.
• Identificação de diferentes legumes e hortaliças em forma de saladas e sucos.
• Reconhecimento da natureza e da sociedade através das expedições.
• Construção da horta, plantio e cultivo das hortaliças.
• Valorização do solo, água, clima e aprendizagem sobre cuidados e preservação das plantas.