Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Alimentação Saudável
Pergunta Exploratória

Como as verduras e legumes chegaram ao nosso prato e porque comê-las?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada em alguns lugares que proporcionaram expandir o conhecimento dos alunos. Em primeiro momento visitamos a feira dos produtores locais questionando-os sobre curiosidades iniciais. No segundo momento, visitamos uma horta em um sítio com o sistema hidropônica, e uma segunda horta com o plantio no solo. Assim, as visitas agregaram subsídios que permitiram conhecer e comparar os dois sistemas de plantios diferenciados. Foi propiciado aos alunos, realizar visita, também, à compra direta e o recebimento das verduras na escola.

Objetivos

O objetivo é proporcionar aos alunos conhecimento sobre os legumes e verduras, tendo em vista a importância de se ter hábitos saudáveis por meio do consumo desses alimentos produzidos na horta e que são muito importantes para o desenvolvimento nutricional infantil.

Comunidade de Aprendizagem

Apoio da comunidade escolar nas expedições, receptividade e acolhimento dos apoiadores, contribuindo para organização do desenvolvimento do projeto, dando suporte e orientação aos alunos sobre as técnicas de plantio e cultivo utilizados por eles. Apoio de profissional especializado da saúde, com a nutricionista da Secretaria de Educação do município Joseane Pereira em roda de conversa. Doação de galões recicláveis, do pátio de máquinas da prefeitura, e mão de obra para a construção da horta pelo apoiador Emerson Ceccatto.

Articulação com o currículo

CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
SABERES E CONHECIMENTOS: Alimentação saudável.
• Roda de conversa sobre as características específicas dos legumes e hortaliças, apontando o processo desde o plantio até a colheita, e o sistema de chegada ao nosso prato.
• Musicalização que envolvendo a temática alimentação saudável.
• Identificação de diferentes legumes e hortaliças em forma de saladas e sucos.
• Reconhecimento da natureza e da sociedade através das expedições.
• Construção da horta, plantio e cultivo das hortaliças.
• Valorização do solo, água, clima e aprendizagem sobre cuidados e preservação das plantas.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Pingo de Gente

Turma
Maternal 3G

Número de alunos
22

Educadores
Jaqueline Cordeiro, Simone Perroni Ceccatto, Mariana Greff.

Estado
Paraná

Município
Formosa do Oeste

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE FORMOSA DO OESTE

Apoiadores
Cleide Franzão, Vitor Tissiani, Joseane Pereira, Emerson Ceccatto, Maria Madalena De Jesus Marques, Maria Lúcia Fagundes, Maria Claudete Tunes, Dorcely Cremon Menóia, Vania Marques, Daniele Cremon, Dilce Vargas, Mônica Mendonça, Katya Viana, Roseli Coco, Arlene Piovan Caretta, Maria Aparecida Mequelin.

“Esse projeto nos proporcionou momentos de muita aprendizagem, tanto para nós professores quanto para nossos alunos. Tivemos a oportunidade de conhecer o manejo das hortaliças na água e no solo, que apesar das diferentes formas de cultivo, preservam seus nutrientes igualmente. O contato com esta realidade, encontro com a terra e a natureza em geral, faz com que entendam de onde vem nossa salada, e que compreendam que o supermercado apenas nos fornece, mas como é produzido, todo o processo é pela agricultura”.