Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Olhando para o alto...
Pergunta Exploratória

O que você observa neste ambiente?

Expedição Investigativa

Os estudantes da turma 39 B realizaram um passeio até a residência de um colega com o intuito de decidir o tema do projeto a ser realizado. Na propriedade visitada havia um ambiente bem preservado, onde a natureza mantia-se de forma natural sem muita intervenção humana, com muitas plantas e animais. A partir desta visita a turma foi dividida em grupos, para a confecção de cartazes, nos quais prevaleceu o interesse pelos animais aéreos.

Objetivos

Proporcionar práticas de leitura e pesquisa que envolva os animais, suas características; seu habitat e seu modo de vida de forma crítica e dinâmica, despertando o gosto das crianças pelos estudos.
Reconhecer a importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos;
Explorar os sons, habitat e experiências com animais;
Observar, pesquisar e registrar informações sobre os animais aéreos selecionados;
Correlacionar o estudo sobre os animais aéreos com o processo de apropriação sistema de leitura/escrita e letramento;
Proporcionar leituras compartilhadas e elaboração de diferentes tipos textuais;
Representar e interpretar tabelas e gráficos;
Exercitar a leitura, escrita e contagem de numerais;
Relacionar as medidas de tempo, formas geométricas planas, histórias matemáticas com a vida dos animais;
Desenvolver a expressão corporal, cênica, mimica, ritmo, musicalização.

Comunidade de Aprendizagem

Estudantes; Pais; Professores; Funcionários da escola.

Articulação com o currículo

Artes: Imaginação, criatividade, pinturas, desenhos, coordenação motora fina e ampla, ritmo, expressão corporal e facial, dança, dramatização.
Língua portuguesa: Gêneros textuais (poesia, conto, histórias, notícia), ortografia; uso de parágrafos, sinais de pontuação, acentuação, rimas.
Matemática: Medidas de tempo, contagem, numeração, ordem de fatos, gráficos e tabelas, adição com reserva e subtração com empréstimo, multiplicação.
Ciências: Lugares e paisagens, espaço rural e urbano, preservação do meio ambiente, organização familiar entre os animais da mesma espécie, características, habitat e desenvolvimento dos animais aéreos; espécies ameaçadas de extinção.
Ensino Religioso: Autoconfiança, valores, preservação da fauna e flora.


Ficha Técnica
Escola
 Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz

Diretor
Iara Gasparetto Rebelatto

Turma
3° ano – 39B

Número de alunos
15

Educadores
Cátia Regina Vial Ribeiro

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
15

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
O Projeto “Olhando para o alto” surgiu após um passeio realizado em uma área rural do município, no qual continha uma natureza com elementos variados, a partir disso despertou-se nas crianças da turma do terceiro ano o interesse em conhecer melhor os animais aéreos, pois estes em seu cotidiano convivem com muitos animais, no entanto, não possuem contato com os animais aéreos. A partir disso, foram selecionados alguns animais para estudo, as crianças foram divididas em grupos para realizar pesquisas sobre cada animal. Após cada grupo apresentou a pesquisa realizada para os colegas e confeccionou cartazes com as principais informações descobertas, além disso, foram assistidos filmes que envolvia os animais aéreos e seu modo de vida, foram realizados trabalhos artísticos e diversas brincadeiras envolvendo o estudo realizado. Posso afirmar que este projeto colaborou significativamente para o aprendizado das crianças sobre os animais aéreos, pois a cada descoberta surgia mais interesse em conhecer melhor cada animal.
Cátia Regina Vial Ribeiro | Professor(a)