Olhando para o alto...
Pergunta Exploratória
O que você observa neste ambiente?
Expedição Investigativa
Os estudantes da turma 39 B realizaram um passeio até a residência de um colega com o intuito de decidir o tema do projeto a ser realizado. Na propriedade visitada havia um ambiente bem preservado, onde a natureza mantia-se de forma natural sem muita intervenção humana, com muitas plantas e animais. A partir desta visita a turma foi dividida em grupos, para a confecção de cartazes, nos quais prevaleceu o interesse pelos animais aéreos.
Objetivos
Proporcionar práticas de leitura e pesquisa que envolva os animais, suas características; seu habitat e seu modo de vida de forma crítica e dinâmica, despertando o gosto das crianças pelos estudos.
Reconhecer a importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos;
Explorar os sons, habitat e experiências com animais;
Observar, pesquisar e registrar informações sobre os animais aéreos selecionados;
Correlacionar o estudo sobre os animais aéreos com o processo de apropriação sistema de leitura/escrita e letramento;
Proporcionar leituras compartilhadas e elaboração de diferentes tipos textuais;
Representar e interpretar tabelas e gráficos;
Exercitar a leitura, escrita e contagem de numerais;
Relacionar as medidas de tempo, formas geométricas planas, histórias matemáticas com a vida dos animais;
Desenvolver a expressão corporal, cênica, mimica, ritmo, musicalização.
Comunidade de Aprendizagem
Estudantes; Pais; Professores; Funcionários da escola.
Articulação com o currículo
Artes: Imaginação, criatividade, pinturas, desenhos, coordenação motora fina e ampla, ritmo, expressão corporal e facial, dança, dramatização.
Língua portuguesa: Gêneros textuais (poesia, conto, histórias, notícia), ortografia; uso de parágrafos, sinais de pontuação, acentuação, rimas.
Matemática: Medidas de tempo, contagem, numeração, ordem de fatos, gráficos e tabelas, adição com reserva e subtração com empréstimo, multiplicação.
Ciências: Lugares e paisagens, espaço rural e urbano, preservação do meio ambiente, organização familiar entre os animais da mesma espécie, características, habitat e desenvolvimento dos animais aéreos; espécies ameaçadas de extinção.
Ensino Religioso: Autoconfiança, valores, preservação da fauna e flora.