As frutas
“ Eu gostei muito da historinha e também das frutas. A minha preferida é o abacaxi. Descobri que as frutas têm vitaminas e os bichinhos moram nela porque gostam de comer elas. Eu fui na frutaria e lá vi muitas frutas, gostei de conhecer a fruta que parece uma estrela quando corta.... Como chama mesmo? Carambola! O tio que veio aqui como é mesmo? A tá o agrônomo, ele explicou que as árvores dão frutas. Quero continuar indo para a escola para aprender muito mais, e quando crescer virar um professor como a tia ou um... a tá agrônomo como o tio.
Nicolas Augusto de Souza Pain | aluno(a)
“ O mundo das frutas era um pouco desconhecido para o Nicolas, eu falava sobre a importância das frutas na alimentação, mas ele não imaginava que era muito mais do que isso. Foi lindo ver ele tão encantado com o projeto, como atraiu o interesse dele de um jeito que nós os pais não imaginamos, principalmente se tratando de alimentação saudável. Fiquei surpresa em saber que ele estava participando de um projeto desse mesmo na pré-escola. Espero que venha mais projeto como este para que meu filho tenha um futuro melhor. Grata a professora e todos os colaboradores pela oportunidade, os senhores são colaboradores para a formação de cidadãos melhores para nossa sociedade.
Suelen de Sousa Pain | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos conhecer a história e observar o que chama nossa atenção?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu a partir da Literatura Infantil, onde o território explorado foi a história CADA UM MORA ONDE PODE.
Objetivos
Utilizar vocabulário adequado às noções de grandeza, espaço, medidas e características como meio de comunicação das experiências cotidianas.
Comunidade de Aprendizagem
Agrônomo: VOLNEI VASCONCELOS VIEIRA
Articulação com o currículo
Considerando que as crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo construído por fenômenos naturais e socioculturais e que, desde muito pequenas elas procuram situarem-se nos diversos espaços e tempos, a escola precisa dinamizar as experiências cotidianas de modo que as atividades sejam significativas para as CRIANÇAS e, que sejam comunicadas, socializadas e registradas de diferentes maneiras por elas. Com este intuito o Projeto AS FRUTAS foi desenvolvido e os Campos (traços, sons, cores e formas) e (espaços, tempos, quantidades, relações e transformações) dialogaram e garantiram que os direitos de aprendizagem se consolidassem no contexto da turma, mudando os hábitos alimentares das famílias. Com o projeto as crianças aprenderam a identificar, nomear e comparar as propriedades das frutas, estabelecendo relações entre elas. Aprenderam sobre os benefícios das frutas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O Processo Assemblear ocorreu de forma participativa e democrática e a escolha do tema do projeto ocorreu através de uma roda de conversa, onde todas as crianças expressaram e defenderam suas opiniões.